Porque o cão mexe o rabo

Assim como as orelhas, o rabo dos cães funciona como um “sinal de emoções”, diretamente indicando como os pets estão se sentindo.

Para entender melhor

Nem todos os cães têm caudas iguais geneticamente, mas todos eles se expressam com os mesmos movimentos. Cortar a cauda de um cachorro por padrões estéticos, além de ser ilegal, retira do animal parte do que é sua personalidade, atrapalhando até mesmo em sua socialização com outros animais.

shutterstock

Eles estão felizes

O motivo mais conhecido para esse tipo de movimento, certamente, é a alegria. Quando o tutor chega em casa, ou interage com o pet. O rabo de um cachorro abanando é um claro sinal de que ele está contente. Mas também pode ter muitos outros motivos.

Vontade de brincar

Às vezes o cachorro pode estar entediado e querendo brincar com o humano, por isso balança a cauda para chamar a atenção. Nesse caso, o cão irá balançar a cauda em círculos, dando pequenos saltos com as patas traseiras.

Para se comunicar

Provavelmente esta é a parte mais expressiva do corpo e a mais usada para diversas interações, com pessoas e outros animais. Um cão não abana a cauda quando está sozinho e não tem estímulos, assim como um ser humano não fala.

Prontidão e desconfiança

Quando o cão abana o rabo discretamente e está com o rabo em uma posição tensa e alerta, com as orelhas eretas, significa que ele está atento a tudo o que acontece ao redor. Geralmente acontece quando há outro cão – ou uma pessoa - que ele não conhece por perto.

Medo, ansiedade e tristeza

Se o cão estiver com o rabo entre as pernas e com as orelhas caídas, ele está indicando que está com medo ou ansioso. É importante que o tutor entenda qual é a causa e ajude a tranquilizar o pet.

Calma e relaxamento

Às vezes os cães também mantêm a cauda baixa, fazendo movimentos leves. Isso pode significar que ele está se sentindo calmo e relaxado. Isso mostra que um cão com a cauda baixa não necessariamente está tenso – a menor que esteja escondido entre as pernas.

Abanando o rabo e latindo ao mesmo tempo

Neste caso, pode ser felicidade ou agressão. Para entender a diferença, é importante observar também os outros gestos, se está pulando, entusiasmado, ou com as pupilas dilatadas e músculos faciais tensos. Entender a linguagem corporal dos cães é importante!

Balançando o rabo enquanto dorme

Isso é normal e acontece quando os cães estão dormindo por um longo período, alguns cães podem até latir enquanto dormem. Isso acontece quando estão em um estado de sono mais profundo, conhecido como REM. Eles podem estar sonhando e processando o que fizeram durante o dia.

Quer saber mais curiosidades sobre a cauda do seu cãozinho?

Os cães também usam os sons para se comunicar!

A cauda dos bichanos também diz muito sobre os gatos!

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação