![Fernanda Rabaglio é a idealizadora da Matilha Brasil,uma escola para pet influencers Fernanda Rabaglio é a idealizadora da Matilha Brasil,uma escola para pet influencers](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/5q/95/hs/5q95hsyibdrmayat1oyg30vgs.jpg)
Se tornou algo muito comum alguém estar navegando pelas redes sociais e, de repente, se pegar gastando bons minutos assistindo a vídeos fofos de animais no Instagram ou TikTok, por exemplo. Alguns tutores simplesmente amam compartilhar fotos de seus pets para os amigos.
De tão fofos e engraçados, acabam viralizando e ganhando milhares de visualizações. No entanto, o que muitos tutores não imaginam é que cada vez mais, os perfis pets estão ganhando espaço para se profissionalizar nas redes sociais, como verdadeiros influencers pet.
Foi com esta percepção que a designer e especialista em marketing digital, Fernanda Rabaglio , criou a primeira escola dedicada a influenciadores pets do Brasil. O objetivo é ser uma comunidade para marcas que desejam gerar valor por meio de conteúdos estratégicos e bem produzidos e ensinar aos tutores o que precisam saber sobre as plataformas das redes sociais e criação de conteúdo de acordo com o público que pretende atingir.
Atualmente, a escola conta com mais de 400 assinantes em sua plataforma e cerca de 27 campanhas com marcas do segmento pet. “Nossa plataforma oferece de uma a três aulas por semana com tarefas práticas para que o pet influencer sinta sua evolução em conteúdo e em crescimento, além de saber criar um conteúdo estratégico que obtém resultados, assim como mensurar os resultados do seu trabalho”, explica.
Para a empresária, algumas práticas das redes sociais para o nicho pet, como sorteios, recebidos e concursos de embaixadores, que nada mais são do que um recebido fixo, podem ser aprimorados para haver, de fato, conteúdo, estratégia e treinamento exclusivos para quem deseja crescer no mercado pet. Ela é administradora do perfil "5 Ursinhos Chowchows", que conta com quase 70 mil seguidores, apenas no Instagram.
Como funciona?
As marcas são o carro chefe para as campanhas com influenciadores. De acordo com Fernanda, o primeiro passo é entender as necessidades da marca e criar um pacote de campanhas ao longo do ano para entregar visibilidade, trabalhar branding, lançamentos, credibilidade e conversão, a depender do momento da marca em cada fase do ano.
Você viu?
O trabalho com cães e tutores está ligado ao desenvolvimento das redes sociais, por meio de estratégias de marketing de influência. Nas aulas os tutores podem aprofundar seus conhecimentos sobre o digital, aprendendo a monetizar o perfil e melhorar a qualidade de conteúdo disposto para marcas. Além disso, segundo Fernanda, a escola auxilia na interface entre o influenciador e a marca.
“De bônus formamos uma comunidade de tutores que se consideram mães e pais de pet e trocam dicas do dia a dia, para cuidados e bem-estar animal”, diz.
![Tutores podem transformar seus pets em celebridades do nicho nas redes sociais, criando parcerias com marcas do ramo Tutores podem transformar seus pets em celebridades do nicho nas redes sociais, criando parcerias com marcas do ramo](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/ea/t6/p1/eat6p1rq1abqg53cuywncwpej.jpg)
Para adestradores comportamentais
Fernanda explica que a escola se restringe ao gerenciamento das redes, contudo, dentro do time da escola há adestradores e veterinários que ajudam os tutores e, muitas vezes, conseguem clientes na própria Matilha.
As redes sociais mais buscadas
Segundo Fernanda, a maioria dos alunos está no Instagram. “No entanto, orientamos marcas e influenciadores a investir na diversificação de redes sociais, além de oferecermos aulas de aprofundamento para todas elas”, ressalta.
Ela acrescenta que o DNA de uma campanha é a criação de conteúdo, por isso, a escola ensina desde o planejamento até a produção de conteúdo de fato, com Instagram, Blog, YouTube e até mídias bem nichadas, como Arknoah, o que é essencial para atingir resultados expressivos.
Os cursos são 100% digitais, para possibilitar que influenciadores de qualquer lugar do Brasil e do mundo tenham acesso. Não há restrições, qualquer animal domestico é aceito, independente de idade, porte ou raça. Para pet influenciadores, é oferecida uma comunidade que ensina como profissionalizar e monetizar perfis exclusivamente de pets.