Diagnosticar os sintomas de verme no pet pode evitar complicações futuras
Shuttersock
Diagnosticar os sintomas de verme no pet pode evitar complicações futuras

Os cuidados com a saúde dos animais de estimação envolvem uma série de medidas que visam proteger os pets contra muitas doenças, entre eles, os vermes. Para combater esses parasitas, a vermifugação é o procedimento responsável por inibir a ação deles.

Entre os mais comuns que afetam os pets estão os nematoides (vermes redondos) e cestoides (vermes chatos). As fontes de contaminação são as mais diversas, desde água ou alimentos contaminados, até o contato direto com outros animais infectados.

Os animais acometidos podem apresentar vômito, diarreia, inchaço abdominal, fraqueza, apatia, entre outros sintomas, porém, como agem de forma silenciosa, as verminoses podem acabar passando despercebidas pelo tutor.

A médica veterinária Fernanda Ambrosino explica que existem casos em que o animal apresenta sintomas apenas leves, que surgem e desaparecem de forma rápida, ou mesmo não apresentam nenhum sinal evidente de doença, por isso não despertam a atenção do tutor. “Qualquer verminose que acomete os animais causa danos, que variam de acordo com a espécie do parasita, quantidade presente no organismo e órgão afetado”, diz.

A prevenção é a melhor estratégia para manter os animais protegidos. Para isso, é preciso investir na vermifugação periódica. No caso dos cães filhotes, o procedimento deve ser realizado logo nas primeiras semanas de vida. Os jovens animais podem ser contaminados durante a gestação ou na fase de amamentação e, como tem o sistema imunológico pouco desenvolvido, ficam mais suscetíveis à ação dos parasitas, o que pode inclusive colocar em risco o desenvolvimento do pet.

A vermifugação é imprescindível para manutenção da saúde e bem-estar dos cães e também dos gatos
Divilgação/Ceva Saúde Animal
A vermifugação é imprescindível para manutenção da saúde e bem-estar dos cães e também dos gatos

“Se o pet tiver, por exemplo, uma verminose que atrapalha a absorção de nutrientes, ele poderá ter algumas dificuldades de desenvolvimento a longo prazo. Por isso, é indicado que os filhotes sejam vermifugados na terceira, sexta e nona semana de vida”, detalha Fernanda.

No caso dos animais adultos o protocolo vai depender do estilo de vida do animal e da avaliação do médico veterinário. O mais indicado é que o procedimento seja realizado a cada três ou seis meses.

As fêmeas prenhes também devem ser vermifugadas, a partir do 45º dia de gestação e, depois, junto aos filhotes, cerca de 20 dias após o parto.

“A vermifugação é importantíssima e deve ser realizada durante toda a vida do animal e não somente quando ele é filhote. A medida é indispensável nos cuidados com a saúde dos pets”, afirma Fernanda.

Você viu?


Para os gatos

Assim como os cães, os gatos também estão suscetíveis aos parasitas
reprodução shutterstock
Assim como os cães, os gatos também estão suscetíveis aos parasitas

Os gatos, assim como os cães, são suscetíveis à ação dos endoparasitas, aos quais estão expostos diariamente e a vermifugação tem como objetivo a proteção dos felinos contra as diversas doenças transmitidas pelos vermes e protozoários.

Os endoparasitas podem se alojar em diversos órgãos dos gatos, sendo encontrados no intestino, coração, esôfago, pulmão e rins. Entre os tipos que mais afetam os gatos estão os parasitas intestinais, como os nematoides e os ancilostomídeos, que causam parasitoses intestinais que acometem o sistema gastrointestinal. Os sintomas mais frequentes nos animais contaminados são a diarreia e o vômito.

Os filhotes felinos devem ser vermifugados em três fases, que serão divididas entre a terceira, sexta e nona semanas de vida. Já os animais adultos devem ser vermifugados a cada três ou seis meses, de acordo com a orientação do veterinário.

“É importante reforçar que as fêmeas prenhes e lactantes também devem ser vermifugadas antes de acasalarem, uma semana antes do parto e três semanas após a parição”, detalha a veterinária.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!