Fergus, como era chamado, foi dado à rainha para lhe fazer companhia
enquanto seu falecido marido, Príncipe Philip, ainda estava no hospital. O cãozinho veio a falecer, neste último fim de semana, com apenas cinco meses de idade.
Segundo fontes internas, o pet teve um problema cardíaco ao nascer, que perdurou mais tempo do que esperavam. Fergus era um cachorrinho especial para a rainha, que ficou devastada com a perda.
O cãozinho foi dado à rainha junto a outro filhote, Muick. No dia anterior ao funeral do Príncipe Philip, a rainha levou os dois filhotes do Castelo de Windsor em direção aos Jardins Frogmore, para um passeio.
A rainha deu nome ao cãozinho em homenagem a seu tio materno Fergus Bowes-Lyon, que morreu na França durante a Primeira Guerra Mundial.
"A Rainha está devastada. Os filhotes foram trazidos para alegrá-la durante um período muito difícil. Todos estão chateados e muito preocupados, pois isso aconteceu logo após a perda de seu marido”, disse uma fonte ao jornal The Sun.
Há poucos meses também faleceu outro cachorro da rainha, chamado Vulcan, que era pet da rainha desde 2007. Elizabeth II é uma grande fã dos cães da raça corgi. A rainha do Reino Unido é fã de cachorros desde a infância.