Aquela história que oc cães são os melhores amigo do homem é pura verdade! Mas, para a amizade entre você e o seu futuro doguinho ser melhor ainda, vale conhecer a raça de cachorro ou as características do animal para entender se ele combina com sua personalidade e ou se derá bem com sua família. 

Veterinária dá dicas para você saber qual raça de cachorro é a certo para você e sua família
Pixabay
Veterinária dá dicas para você saber qual raça de cachorro é a certo para você e sua família

Segundo Adriana Souza dos Santos, veterinária da Clínica Geral da AmahVet, o cachorro que combina com todos os perfis são os vira-latas! “Tem vira-latinha para casa grande, gigante, pequena, para apartamentos, para quem tem filhos, para pessoas mais sossegadas, e para os mais ativos.”

Ainda assim, para quem busca saber mais sobre raça de cachorro, a veterinária lista alguns perfis de animais:

Qual a raça de cachorro ideal para pessoas mais agitadas? 


Para as pessoas mais ativas, o mais recomendado são as raças mais brincalhonas que precisam se exercitar ao longo da sua vida para manter o peso, e principalmente, o bem-estar físico. Golden Retriever, Labrador, Bernesse, Jack Russel e Foz Terrier são mais recomendadas. 

Se o dono for um esportista?

Para pessoas que possuem uma rotina recheada de atividades durante o dia, a veterinária recomenda as raças que também acompanham seus tutores no quesito atividade físicas. 

“O Australian Cattle Dog, conhecido como Boiadeiro Australiano ou Blue Heler; Border Collie; Galgo; Pit Bul; Banseji; Beagle e Whippet são cães extremamente inteligentes . Essas raças vão te seguir fielmente nas atividades físicas", comenta Adriana.

Qual a raça de cachorro ideal para os mais sossegados?


Nesse caso, há raças de cachorro que têm como característica a lealdade e a cumplicidade, que gostam de estar sempre perto de seus tutores e são apegados à família. Estamos falando de raças como Maltês, Dachshund, Pug e Chiuaua. Todas gostam da companhia de adultos sempre por perto. 

Você viu?



Para casas pequenas?  


Várias raças se adaptam em casas ou apartamentos pequenos - são as de pequeno e micro porte , como Lhasa Apso, Maltês, Yorkshire, Shin-tzu, Pinscher e Bulldog. 

“São cães pequenos que não necessitam de espaços grandes, pois tendem a se exercitar menos que raças maiores, e consegue gastar energia brincando dentro de casa mesmo", afirma a veterinária.  

Para casas grandes? 


Para essa categoria, qualquer raça pode ser bem recebida, pois ter um quintal grande deixa o animal à vontade para brincar e se exercitar. Entretanto, algumas raças realmente precisam de mais espaço para terem uma vida saudável, pois são animais de porte médio a gigante e que precisam gastar energia. Alguns exemplos são: Rotweiller, Pastores (Alemão, Suíço, Belga), Chow chow, Sharpei, Tera Nova, Cane Corso, Husky e Samoieda.

“São raças muito inteligentes e com adestramento ou ensinamentos têm uma facilidade em associar os locais para fazer as necessidades”, ressalta a veterinária. 

Qual a raça de cachorro indicada para quem tem filhos?


Existem raças que são conhecidas por sua paixão por crianças e por serem animais protetores e cuidadores, como por exemplo: Golden Retriever, Labrador, Pug e Pit bulls (sim, Pit bulls é uma raça muito amigável , diferente do que muitos pensam). 

Adriana ainda dá uma dica para uma boa convivência com o bichinho. “É sempre indicado associar as crianças aos poucos ao animal, já que eles agem por instinto, independente da raça, e têm aquele ciúmes em dividir a casa e o coração da família com outro membro". Segundo a veterinária, esse cuidado vale principalmente com bebês recém-nascidos. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!