Quando os pais do filhote de passarinho não estão presentes ou rejeitam as crias, fica sob a responsabilidade dos donos cuidar deles. Uma das principais dificuldades é em relação à alimentação. O canário recém-nascido não pode comer alpiste, então é preciso preparar uma mistura de qualidade, equilibrada e nutritiva. 

Dicas para ajudar um pássaro ferido e evitar possíveis acidentes

Como dificilmente se encontra um alimento tão completo em lojas de animais, a saída é produzir em casa. Dessa forma, os filhotes de canário estarão recebendo todas as vitaminas e nutrientes necessários para crescerem saudáveis. 

Para crescerem saudáveis, os filhotes de canário precisam se alimentar com uma mistura específica
reprodução shutterstock
Para crescerem saudáveis, os filhotes de canário precisam se alimentar com uma mistura específica

Ingredientes base

Apesar da composição ser caseira, é necessário comprar ingredientes industrializados para servir de base da mistura. O primeiro deles é a pasta seca. Esse produto é encontrado facilmente em lojas de animais. O segundo é a farinha de rosca, que permite o enriquecimento da pasta com os componentes adicionais. Por fim, a farinha de trigo cozida de alta qualidade. A função dela é absorver água e deixar o alimento consistente. Se não achar esta farinha, troque por cuscuz. 

Ingredientes adicionais

Depois de montar a base é preciso adicionar outros ingredientes. Eles que tornarão a papa completa e nutricionalmente rica. Porcure por:

  • Mel
  • Ovo: pode incluir a casca triturada para tornar a mistura mais rica em cálcio
  • Nigrillo: sementes que ajudam a dar sabor a papa
  • Colza cozida e lavada
  • Levedura de cerveja: recomenda-se comprar a específica para aves

Saiba como ministrar remédio em pássaros usando conta gotas

Para potencializar ainda mais a papa, adicione complexos vitamínicos e minerais em pó. Esses produtos são vendidos em pet shops e é importante escolher o específico para aves. Outra opção é colocar ômega 3 e 6, muito bom em pequenas doses para o crescimento dos filhotes. É vendido em pequenos envelopes com um líquido que conta com essas propriedades. 

Preparando a papa

Primeiro pegue um recipiente limpo e adicione a pasta seca e, em menor proporção a farinha de rosca. Misture bem até se tornar homogêneo e consistente. Depois acrescente o mel (pequenas doses), o ovo, nigrillo e a levedura de cerveja. Misture tudo muito bem até formar uma massa coesa.

Em seguida, pegue outro recipiente limpo e coloque a farinha de trigo cozida com 3/4 partes de água. Espere a farinha absorver todo o líquido e depois misture com a papa preparada em outro recipiente. Se precisar, utilize as mãos para tornar a massa homogênea. A consistência final deve estar esponjosa, suave, sem grumos, úmida e, ao mesmo tempo, solta. 

Para crescerem saudáveis, os filhotes de canário precisam se alimentar com uma mistura específica
reprodução shutterstock
Para crescerem saudáveis, os filhotes de canário precisam se alimentar com uma mistura específica

Depois de pronto, separe um pouco da papa e o restante guarde em embalagens de até 1 quilo. Feche bem e coloque no congelador para conservar. Assim você sempre terá essa mistura pronta para alimentar os filhotes. 

Por último, pegue a parte da mistura que não foi congelada e adicione uma colher de sopa do complexo vitamínico em pó, uma colher de sopa do complexo mineral em pó e um copo de colza cozida e lavada. Misture bem e sirva para os filhotes. Lembre-se que esses três ingredientes só devem ser colocados quando descongelar a papa em um novo recipiente.

Conheça os sintomas e tratamentos das principais doenças de pássaros

Dicas

  • Utilize uma seringa para alimentar os pássaros. Sem a mãe eles não conseguem pegar a comida sozinhos, por isso é necessário dar direto na boca
  • Essa mistura serve para todas as épocas do ano, mas, se quiser, coloque mais ingredientes para diferenciar e oferecer algo diferente 
  • Antes de oferecer a papa, consulte o veterinário para ver se os filhotes de canário não sofrem de carência nutricional e precisam de uma mistura específica

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!