![Com iniciativa de empresário paulistano, tutores terão ambiente seguro para deixar os pets enquanto fazer compras Com iniciativa de empresário paulistano, tutores terão ambiente seguro para deixar os pets enquanto fazer compras](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/8d/6u/1i/8d6u1i9ky4j6fiwesuns0vos2.jpg)
Uma startup de mobilidade com foco no mercado pet traz para o Brasil uma nova tecnologia que tende a facilitar muito a vida de tutores que precisem adentrar a estabelecimentos, como supermercados e farmácias, enquanto passeia com os animais de estimação.
A ideia surgiu em 2018, quando o engenheiro paulistano Georges Ebel estava passeando com os cachorros pela cidade de São Paulo e precisou entrar em um mercado para comprar alguns itens para a casa e passou por um momento de grande susto.
“Prendi os dois labradores [Mike e Thor] em um gancho na entrada do local, para que não precisasse fazer duas viagens e, quando voltei, eles não estavam mais lá”, Ebel conta ao Canal do Pet. “Após recuperá-los e o susto passado, decidi criar uma casinha inteligente e deixá-la em frente ao estabelecimento, que visitava com certa frequência na companhia dos animais. A partir disso, a ideia surgiu pensando em dar acessibilidade para que as pessoas possam estar junto dos seus pets e terem a companhia deles em todos os lugares”.
A plataforma começou a funcionar no final de 2019 em alguns pontos da cidade de São Paulo, com tecnologia totalmente desenvolvida no Brasil. A ideia consiste em uma casinha, ou estação, como é chamada, em que o tutor deixa o pet enquanto faz as compras ou resolve algum eventual problema. Enquanto deixa o cachorro em uma dessas estações, o animal ficará com todo o conforto e segurança que precisa, contando com monitoramento, controle de ventilação e temperatura.
Há um sensor na porta e câmera que são controlados automaticamente pela plataforma e podem ser visualizados pelo tutor por meio de um aplicativo (para Android e IOS). Para utilizar, basta baixar o app no celular e aceitar os termos e condições de serviço, que incluem a garantia de que o cachorro esteja vacinado e em boas condições de saúde.
“Em breve, o tutor também poderá visualizar as imagens do pet dentro da casinha pelo App - atualmente somente a nossa central tem esse acesso, mantendo a segurança do animal”, explica o engenheiro.
As casinhas contam com acabamento antimicrobiano e superfícies firmes para dar segurança e conformo aos cães. Alguns animais podem se sentir nervosos ou ansiosos ao serem deixados em um ambiente fechado enquanto o dono se afasta e, com isso, passar mal ou mesmo fazer as necessidades dentro da casinha, para isso existe um trabalho de higienização.
“A higienização e limpeza das casinhas são realizadas pela nossa equipe, seguindo protocolo padrão e utilizando produtos veterinários adequados para garantir a segurança. Quando um episódio desse tipo acontece, a casinha é inviabilizada para uso e a equipe de limpeza é acionada na mesma hora”, afirma.
O tutor não paga nada
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O serviço é totalmente gratuito ao tutor, já que é um benefício oferecido pelos estabelecimentos que contratam, por um plano de assinatura, os serviços da casinha inteligente para cachorros. A estação é colocada no local de preferência do varejista.
Ebel afirma que o serviço agrega tudo o que é necessário para garantir o conforto e segurança dos pets.
O plano de assinatura é pago por meio de um valor mensal, que varia de acordo com a quantidade de instalação, o tempo de contrato e o fluxo de visitas, por exemplo. “Atendemos os mais diversos tipos de estabelecimentos, como supermercados, farmácias, academias, restaurantes, shoppings, escritórios e clínicas de estética”, explica.
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Pets e tutores sempre juntos
Georges Ebel explica que o serviço permite que os tutores tenham uma vida mais feliz e saudável junto aos pets, incluindo mais passeios nas atividades do dia a dia.
“Antes, os pets tinham que ficar a maior parte do tempo em casa, sozinhos, ou correndo o risco de serem roubados ou sequestrados ao serem amarrados nos ganchos na porta dos estabelecimentos”, conta.
Os planos da empresa são de expandir o número de estações para 2,5 mil pontos na capital paulista até 2022 (atualmente são 50) e oferecer os serviços também nas demais regiões do Brasil.
Os ambientes que oferecem a casinha inteligente melhoram a experiência de compra dos clientes, além de aumentar a fidelização e a recorrência dos mesmos. “Levamos entre 30% e 40% mais em receita, do público que tem pet, para os estabelecimentos parceiros”, completa.