A dieta certa para a cacatua

As aves de porte grande precisam de uma dieta variada para ter uma boa saúde, que vão de frutas, verduras, sementes e até ovos para uma boa alimentação.

Cuidados com a semente de girassol

As cacatuas são animais com tendência à obesidade e enfermidades hepáticas, sendo recomendado o acompanhamento veterinário para a melhor administração desses alimentos. O indicado é que a semente seja dada como petisco e não como alimento principal.

Outras sementes

Sementes como aveia e soja torrada podem ser administradas diariamente após avaliação veterinária. Grão de bico, arroz integral, nozes e castanhas também devem seguir instruções de quantidade de acordo com a idade e atividades físicas realizadas pela ave.

Legumes e verduras

Podem ser crus ou cozidos, como abóbora com sementes, pepino, pimentão, berinjela, vagem, tomate, cenoura, milho, ou espiga são boas opções. Além de verduras como couve, repolho, couve-flor, brócolis, almeirão, escarola, ou chicória, e dê preferência aos talos. Já a alface deve ser evitada!

O prato favorito

As frutas são o que as cacatuas mais gostam. Podem ser servidas frescas ou secas, as que as aves mais gostam são: maçã, banana, mamão com sementes, uvas, melancia, pera, kiwi, goiaba, manga, laranja, abacaxi, coco, melão, maracujá, fruta do conde, jabuticaba, ameixa, goiaba e damasco.

Ovos para a ave

Este é um alimento necessário na alimentação e deve ser oferecido a cada 15 dias. O ovo cozido pode ser de galinha ou codorna.