O que calopsitas podem comer?

A saúde da ave está muito ligada à sua alimentação, já que as principais doenças que podem acometer o pássaro são decorrentes de sua má ingestão de alimentos.

Pão, pode?

Uma das principais dúvidas sobre o que o dono pode ou não dar para a calopsita é em relação ao pão. Muitas vezes a ave pode ver o dono comendo e querer um pedacinho. Mas será que faz bem dar esse alimento para elas?

Reprodução/Unsplash

A resposta é... Não!

Pães e torradas possuem sal, açúcar e fermento em sua composição, elementos que podem fazer mal ao animal por não ser um produto natural de sua dieta. Além disso, o fermento é um alimento que a ave não digere bem e isso pode causar problemas no sistema digestivo da ave.

Reprodução

Não adianta torrar

Alguns tutores oferecem pães torrados porque acreditam que dessa forma anulam o efeito do fermento ao ser digerido, porém mesmo assim, continuam tendo outros ingredientes que não são naturais em sua alimentação.

shutterstock

O que mais a ave não pode comer?

Ingredientes como doces, chocolates, sal, feijão e arroz cozidos, biscoitos e bolachas, temperos desidratados (orégano, páprica, pimenta do reino, etc.), alho, cebola, abacate e sementes de frutas são exemplos de alimentos que não devem fazer parte da alimentação das calopsitas e qualquer outra espécie de ave.

Reprodução/Pixabay

Alimentos mais que permitidos na dieta da ave

Apesar de todos esses alimentos proibidos, há uma série de outros alimentos que essas aves podem e devem comer.

shutterstock

Frutas

São complementos ótimos e que agradam muito o paladar das calopsitas. Alguns exemplos são: mamão, banana, maçã, goiaba, manga e morango. Vale lembrar que as sementes dessas frutas podem fazer mal à ave e não devem ser oferecidas.

Reprodução/ Shutterstock

Verduras e legumes

Ricos em vitaminas e sais minerais, podem fazer muito bem ao animal. Alguns exemplos são: milho, beterraba, cenoura, pepino, brócolis, couve-flor, espinafre e couve.

shutterstock

Sementes

São bem saborosas para a ave então não é necessário nenhum tipo de tempero. Os principais exemplos são: semente de girassol, painço, aveia, linhaça, cártamo e arroz com casca.

shutterstock

Não esqueça da hidratação

É superimportante manter água filtrada sempre ao alcance da ave, banhos de sol em dias não muito quentes, e alguns brinquedos para aliviar o estresse. Dessa maneira, você manterá uma boa qualidade de vida ao pet, além de deixá-lo com a aparência das penas mais bonita.

Shuttersock