Cuidados durante a muda de penas

Todas as aves passam pela troca de penas, algo muito comum, mas que nem todos sabem que acontece. A troca de penas é um dos grandes indicadores do estado de saúde das aves, por isso não se deve negligenciar esse processo.

Mais que estética

As penas também possuem funções práticas e essenciais: auxiliam durante o voo, contribuem para termorregulação e impermeabilizam o corpo. Diante disso, é natural que elas se desgastem com o tempo.

Reprodução Pinterest

Na natureza

Pássaros selvagens passam por uma maior deterioração das penas. Acidentes, encontro com predadores e ações para sobrevivência danificam muito essas estruturas. E, como as penas são importantes para a vida das aves, precisam renovar para manter a eficiência.

Reprodução Pinterest

Fases de troca

Esse processo normalmente acontece no início da fase reprodutiva e se repete anualmente. A fase da troca varia de acordo com a espécie.

Reprodução Pinterest

Só tenha pena se faltar pena

O pássaro não fica depenado. A troca é gradual, durando em média dois meses, e não surgem falhas na plumagem. Ou seja, assim que uma pena cai, logo será reposta. Caso haja falhas na plumagem, o tutor deve consultar um veterinário.

Reuters

Cuidados durante a troca

Por se tratar de um processo natural, a muda não precisa de cuidados muito elaborados. Se o animal vive em um ambiente adequado, recebe alimentação de qualidade e está em perfeito estado de saúde, não há porque se preocupar.

Reprodução Pinterest

Nem sempre mais é melhor

É comum os donos pensarem que o pet precisa de suplemento vitamínico, mas isso só é necessário quando há desequilíbrio nutricional. Quando a ave recebe uma boa alimentação, oferecer mais vitaminas só fará mal à sua saúde.

Shuttersock

Busque o especialista

Se acredita que sua ave precisa de suplemento, leve-o ao veterinário para ele indicar alimento ou medicação apropriada. O mesmo vale caso note situações estranhas durante a troca. O profissional saberá dizer se está tudo bem

Reprodução

Detectando complicações

Por mais que a muda seja um processo natural, o tutor ainda deve ficar atento a sinais de que algo não vai bem. Surgimento de falhas na plumagem, demora ou o não crescimento das penas, mudanças de comportamento e falta de apetite são exemplos de situações alarmantes.

Reprodução

Não faça nada sozinho

Jamais tente medicar a ave em casa ou solucionar o problema sozinho. O melhor é levá-la ao veterinário rapidamente. Pode ser que a alimentação esteja inadequada ou o pet foi contaminado por um parasita. Com exames, o médico chegará a um diagnóstico para determinar um tratamento.

Divulgação

Dê o melhor para o seu pet

Para evitar situações ruins e garantir que a troca de penas aconteça normalmente, cabe ao tutor oferecer boa qualidade de vida. Leve a ave regularmente ao veterinário, promova uma alimentação balanceada, mantenha o ambiente limpo e estimulante.

shutterstock