Araras são animais silvestres que chamam a atenção e muita gente deseja ter a ave como pet. Embora não seja recomendado, sua compra não é proibida. Mas será que todos sabem dos cuidados necessários que essa pássaro exige? 

Araras são animais que demandam bastante espaço, uma alimentação adequada, higienização correta e responsabilidades específicas para a ave. Jorge Salomão, médico de animais silvestres, explica tudo o que você precisa saber para cuidar da arara da forma certa.

Arara azul e amarela
shutterstock
Araras são animais que podem ser pets mas que precisam de cuidados especiais


Onde comprar?

É de extrema importância que esse animais sejam adquiridos de um criadouro devidamente registrado e apto para comercializar esse tipo de pássaro. Lojas especializadas e credenciadas também são uma opção.

A ave terá uma anilha de identificação e uma nota fiscal será emitida no nome e cpf do comprador, na hora da aquisição.

Qual o espaço ideal para a ave?

Como dito anteriormente, elas são animais que precisam de bastante espaço. De acordo com Salomão, o ideal é que vivam em grandes viveiros com poleiros e abrigo. Também é essencial que o local seja arejado e receba sol. 

Como deve ser alimentação da arara?

Devem ser oferecidas rações específicas para araras e de boa qualidade, a fim de evitar problemas de saúde. Também é necessário oferecer

  • Verduras como: folhas escuras, couve, almeirão, e catalônia.
  • Legumes como: cenoura, beterraba,brócolis, milho verde.
  • Frutas como: maçã, banana, mamão, laranja, e banana.

Para variar, você também pode utilizar uma mistura de castanhas como petisco (uma à duas vezes por semana).

Cuidados com a higiene

É importante que a higienização do ambiente seja feita diariamente. Deve ser feita troca de substrato e limpeza dos potes de comida e água e, quando necessário, higienização dos poleiros também.

As araras são animais que podem se limpar através de um movimento mecânico com os bicos nas penas que usam para remover a sujeira. Além disso, o tutor pode oferecer água para banho em potes onde o animal poderá usar para se refrescar e se limpar. Para isso, é importante que o pote seja de uma altura que a ave possa ficar em pé quando estiver dentro da água, garantindo assim sua segurança.

Saúde

Ainda são necessárias visitas trimestrais ao médico veterinário especializado no atendimento de animais silvestres para checar a saúde da arara. 

Vale ainda pontuar que, no Brasil, não existem vacinas comercializadas para araras e por isso é ainda mais essencial seguir todos os cuidados com o animal à risca. Dependendo da espécie, a arara pode viver 80 anos. 




    Veja Também

      Mostrar mais