Um gato chamado Gus, da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, foi deixado pelo antigo dono em um abrigo, aos 19 anos. Animais com a idade mais avançada geralmente têm mais dificuldades para encontrar um novo lar, mas para esse gatinho idoso isso foi exatamente o que o ajudou a chegar até sua nova família.
Em entrevista à Fox News, Jane Bowers, diretora da Humane Society de Catawba County, contou que o gato foi deixado no abrigo em setembro, quando o antigo dono passou por uma situação de mudança de vida e não podia mais cuidar no animal.
Segundo ela conta, Gus roubou os corações dos colaboradores do abrigo imediatamente após sua chegada. Apenas poucas semanas depois que o bichano chegou ao local o abrigo recebeu um pedido bem especial. A família se uma mulher de 101 anos chamada Penny estava procurando por um novo pet para ela, pois seu gato havia falecido e Penny estava procurando uma nova companhia.
Gus e Penny se conectaram rapidamente e o bichano não demorou a se acostumar com a nova casa. Segundo o abrigo, Gus está com uma boa saúde para a idade que tem.
Embora seja mais difícil encontrar novos lares para animais mais velhos, Jane diz que isso não impede que o abrigo os receba. Embora a maioria das pessoas esteja procurando adotar animais mais jovens, há benefícios em acolher um pet mais velho.
Pets com mais idade, como explica Bowers, costumam ser treinados em casa, como a fazer as necessidades no lugar certo, eles não tendem a morder a mobília da casa e sempre mostrarão o quanto estão felizes e gratos por voltarem a um ambiente familiar – ou estar em um pela primeira vez, em alguns caso.