Aplicativo de empresa canadense busca nidificar sentimentos dos gatos por expressões faciais
Reuters
Aplicativo de empresa canadense busca nidificar sentimentos dos gatos por expressões faciais

Depois de  um aplicativo que busca identificar os cachorros pelo focinho, nos Estados Unidos, uma startup canadense chamada Syvlester.ai visa identificar possíveis sinais de dores em gatos, através das expressões faciais dos felinos.

O funcionamento do aplicativo, chamado  Tably, avalia posições das orelhas e da cabeça, aperto dos olhos, tensão do focinho e mudança nos bigodes para identificar se o pet está sentido alguma dor, ou mesmo se está com fome.

O aplicativo se baseia em estudos de 2019, da Feline Grimace Scale, um método criado por veterinários da Universidade de Montreal que avalia se o gato está com dor a partir de suas expressões faciais. O funcionamento do aplicativo exige que o ambiente tenha boa iluminação para que seja tirada uma foto nítida do animal, e nem sempre funciona tão bem, mas ainda está em desenvolvimento e só está disponível na America do Norte.

Não é fácil identificar se um gato está sentindo alguma dor ou passando por algum problema emocional e esta pode ser uma boa alternativa para auxiliar tutores a entender o que os pets estão passando, contudo, não substitui uma visita ao veterinário de confiança.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários