Aplicativo utiliza a captura da câmera para ler as rugas presentes no focinho dos cachorros
Divulgação/NOSEiD
Aplicativo utiliza a captura da câmera para ler as rugas presentes no focinho dos cachorros

O nariz dos cães funciona para eles basicamente como as impressões digitais funcionam para os seres humanos. E é segundo essa ideia que um aplicativo opera na região de Nashville, nos Estados Unidos, prometendo ajudar a encontrar cachorros de estimação perdidos de uma maneira mais simples do que os tradicionais microchips: escaneando a impressão do nariz do animal utilizando a câmera de um smarthphone.

Com isso, é possível acessar as informações do responsável pelo animal, facilitando o contato, quase como se o nariz do pet fosse um “QR Code”. Segundo a desenvolvedora, a intenção é expandir o serviço para outras localidades em breve. Nomeado como NOSEiD – identificação pelo nariz – o aplicativo usa a captura da câmera para ler as rugas presentes no focinho dos cachorros que, assim como as nossas impressões digitais, são únicas para cada indivíduo.

A nova tecnologia não é invasiva, como os já mencionados microchips, que são implantados sob a pela dos pets, não geram custos e não há como o animal perder, como uma coleira de identificação, por exemplo. O serviço é desenvolvido por uma marca de ração norte-americana.

Para fazer o uso do serviço, o tutor do cachorro precisa cadastrar informações básicas de contato e, então, responder um questionário detalhado sobre o animal de estimação, além de poder inserir fotos do pet, tornando mais fácil a identificação, caso seja encontrado por outra pessoa. O app promete funcionar com cães de diversos portes e raças. Antes de começar o cadastro e a utilização do app, o tutor precisará tirar uma foto nítida do nariz do animal.

Sendo assim, caso o pet venha a se perder, o responsável pode alterar o status na rede, avisando aos outros usuários do aplicativo que o animal está desaparecido. Assim, o serviço irá conectá-lo aos outros usuários que encontrarem animais pela área, aumentando a chance de resgate. O equivalente acontece para quem encontra o animal perdido, a pessoa poderá alterar o status do cachorro, avisando que o pet foi encontrado e está buscando pelo dono.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!