Não é difícil reconhecer um Dachshund na rua. Apesar do nome difícil, o cachorro frequentemente chamado de "salsicha" possui características inconfundíveis: perninhas curtas e corpo alongado.
O cãozinho, que aparece no filme "Toy Story" como o cachorro de molas Slinky, ama diversão e se dá super bem com crianças. Extremamente amigável e dócil, é difícil conhecer um salsichinha nervoso ou agressivo.
A raça também é muito corajosa e inteligente. Originalmente usado para a caça de pequenos animais na Europa, esse cachorro tem um faro apurado e é ativo.
Existem três opções de tamanho (Kaninchen, Miniatura e Padrão) e pelagem (pelo curto, pelo duro e pelo longo) e a expectativa de vida é de 15 anos.
Saúde
Por causa do corpo comprido, o Salsicha pode desenvolver problemas na coluna, decorrente de movimentos do dia a dia, como subir e descer escadas. Por isso, para evitar esse problema, é melhor instalar rampas que facilitem o acesso a camas, sofás e outros lugares da casa. Se você mora em um sobrado, um cachorro dessa raça pode não ser a melhor opção.
É importante ficar atento também na alimentação do seu animal e na prática regular de exercício físico, já que a obesidade pode ser um fator sério para intensificar o surgimento do problema na coluna.
Origem
A história do cãozinho vem da Alemanha, onde existiam desde a Idade Média. Na época, o Dachshund foi criado no tamanho ideal para a caça de texugos.
Em 1972, o primeiro mascote oficial de uma olimpíada foi Waldi, um dachshund. O cachorro foi usado nos Jogos Olímpicos de Verão realizado em Munique, na Alemanha. A escolha foi devido a popularidade que a raça possuía no país.
Você viu?