O meme é real: o vira-lata é o melhor cachorrinho que você pode ter, e podemos te provar isso! Desde que o Banco Central anunciou uma nota de R$ 200 , o vira-lata caramelo saiu na frente e ganhou até petição para virar o símbolo da moeda, comprovando o amor do brasileiro por esta raça.

O meme do vira-lata caramelo como a nova nota de 200 reais
Reprodução/Twitter
O meme do vira-lata caramelo como a nova nota de 200 reais


Os cachorros sem raça definida (SRD) são popularmente conhecidos como vira-lata. Esses animaizinhos são uma mistura de todas as raças, como explica a médica veterinária Adriana Souza Santos, da AmahVet Clínica Veterinária.

“É um animalzinho que tem uma mistura genética que, por ter tantas misturas, não tem uma raça definida, não sabe a origem”, comenta a veterinária. E para provar que o vira-lata é o melhor doguinho para você ter em casa, separamos uma lista das características deles.


1- Não custa nada

Vira-latas são animais dóceis!
Arquivo pessoal
Vira-latas são animais dóceis!


Um cachorro de raça não sai por menos de mil reais para você comprar. E sabe o preço para se ter um vira-lata? Nada, zero. A maioria dos cães sem raça definida você adota. Adriana, que também ajuda a Chácara Dolores, uma ONG que resgata animais, conta que muitas pessoas que vão visitar o abrigo não conseguem resistir aos encantos dos vira-latas e saem com um pet para chamar de seu.

2- Cada vira-lata é único


Por mais que a gente esteja acostumado com os vira-latas e saiba reconhecer eles de cara, a veterinária explica que cada animal é único. “Não tem como fazer um comparativo, por mais que tenha uma coloração muito parecida, cada um tem suas peculiaridades”, exemplica Adriana.

3- Temperamento tranquilo


O temperamento dos vira-latas costuma ser bem tranquilo, além de serem animais extremamente dóceis. Mas calma, alguns podem ser mais nervosinhos, como explica a veterinária. De acordo com ela, tudo depende de como o cachorro foi criado.

4-  São muito inteligentes


Os vira-latas aprendem muito fácil e são animais muito espertinhos! Ou seja, são muito fáceis de serem adaptados ao novo lar e de serem treinados. Não vai demorar nada para o cachorrinho perceber o que pode ou não fazer na casa.

5- Tem mais resistência a doenças


Além de terem todas as características já listadas, os vira-latas, serem uma misturinha de raças, são mais resistentes a doenças. “Não que eles sejam super-poderosos e nunca vão pegar uma doença. Mas, diferente de algumas raças que têm mais propensão genética a ter mais doenças, o vira-lata não tem esse problema”, encerra a veterinária.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!