Você está em busca do seu bichinho de estimação ideal, mas ainda não sabe qual o melhor para conviver com você? Bom, o Canal do Pet ouviu o biólogo Tiago Calil, responsável pelo treinamento do setor de aves na Cobasi, para te explicar o motivo pelo qual as calopsitas podem ser as melhores opções para você .
1. Animal muito inteligente
Calopsitas são animais muito inteligentes, reconhecem os moradores da casa, interagem quando estão a fim, aprendem truques e assobios replicando-os com perfeição.
2. O problema é espaço?
"Devido ao seu pequeno porte, ocupam pouco espaço. A gaiola para abrigar um indivíduo é relativamente pequena e cabe no cantinho da sala. Portanto, é um pet indicado para todos os tipos de lares", destaca Tiago Calil.
3. Uma ave prática
Segundo o especialista, praticidade é com ela mesmo! A manutenção de uma calopsita não chega a ocupar 20 minutos da rotina diária do tutor. Basta trocar o papel da bandeja, trocar a água, repor a comida e pronto, casa nova.
4. Custo baixo
Além de prática, ela é barata. Comparado a outros pets como cães, gatos e peixes, o custo para se manter uma calopsita é muito baixo. O gasto médio mensal gira em torno de R$ 25, ou até menos.
5. Tempo médio de vida
"É horrível quando amamos nosso pet e sabemos que a expectativa de vida dele é curta. Ainda bem que esse não é o caso da calopsita. Esses animais podem ultrapassar 20 anos de vida", pontua o profissional.
6. Quando elas dormem?
Assim como nós, as calopsitas são animais diurnos! Como elas criam uma rotina e hábitos durante o dia, elas costumam interagir bastante com o seu tutor.
7. Mal cheiro aqui não!
O porta-voz da Cobasi afirma que essas aves se alimentam basicamente de sementes, legumes, verduras e frutas. Isso faz com que os dejetos desses animais sejam de pouco volume e de odor relativamente baixo.
8. Tem preguiça de limpar?
Não precisa se preocupar! As calopsitas são aves muito limpas, por isso passam uma boa parte do seu dia ajeitando as penas e higienizando o seu próprio corpo.
9. Ela não vai fugir
Calil conta que diferente de outras aves que não podem sair da gaiola, os animais que pertencem ao grupo dos psitacídeos, que é o caso da calopsita, se acostumam facilmente ao toque, e com o tempo chegam a passear tranquilamente nos ombros do tutor.
10. Nota 10 no quesito beleza
Além de serem muito simpáticos, são animais com uma beleza ímpar. Afinal, quem não conhece o glamuroso penacho que se encontra no topo da cabeça dessas aves?