Cymric ou Manês de pelos longos
Stephanie D/Flickr
Cymric ou Manês de pelos longos

Original da Ilha de Man, região localizada entre a Inglaterra e Irlanda , o Cymric (tirado da palavra “celta” para o galês, que se pronuncia “Kim-rick”) também é conhecido como uma variação de pelos longos do gato Manês.

Acredita-se que a raça tenha surgido na Irlanda por volta de 1800, mas alguns registros apontam que já era conhecida desde meados dos anos 1700. Algumas teorias dizem que a raça foi levada por comerciantes, que pegaram gatos asiáticos para usar como caçadores de ratos nas embarcações, outras dizem que a armada espanhola tenha sido a responsável por levar a raça à Ilha de Man ainda em 1588.

Uma das características mais marcantes nesse felino é o fato de não ter cauda, mas nem todos os felinos são completamente desprovidos de rabo, que não passam de “pequenos tocos”. Essa ausência de cauda se deve a um gene dominante, o que indica que ele não tem relação com raças como o Bobtail Japonês , que a cauda curta se deve a genes recessivos.

O reconhecimento do Cymric é variado, enquanto algumas instituições o consideram como uma raça única, outras aceitam apenas como uma variação do Manês. A TICA ( The International Cat Association ) registrou a raça em 1979, já a Cat Fanciers Association o reconheceu como um Manês de pelos longos em 1994.

Características físicas

A principal característica do Cymric é a ausência de cauda. No geral, o traseiro é arredondado e a parte onde ficaria a cauda apresenta apenas uma covinha, mas alguns gatos podem nascer com caudas bem curtas.

  • corpo sólido, pesado e arredondado; musculatura bem desenvolvida e estrutura óssea robusta;
  • cabeça redonda;
  • maçãs do rosto redondas e bem levantadas;
  • olhos redondos e ligeiramente inclinados; a cor é harmonizada com a da pelagem;
  • orelhas largas na base e arredondadas nas pontas, com tufos de pelos;
  • pernas longas, sendo as traseiras maiores que as dianteiras, mantendo os quadris levantados;
  • patas posteriores mais longas que as anteriores, com tufos de pelos entre os dedos;
  • todas as cores tradicionais e padrões são aceitos.

Personalidade

É um gato com personalidade forte, fiel e muito companheiro dos tutores. Eles gostam de estar sempre por perto, seja interagindo, brincando ou apenas tirando um cochilo no colo.

É muito inteligente e aprende truques com certa facilidade. Por ter as pernas da frente mais curtas, ele consegue pular um pouco mais alto e, portanto, é um ótimo escalador de móveis. Curioso e inteligente, sabe como utilizar suas patas para brincar, esconder objetos e abrir portas.

Convive bem com crianças e outros animais, se for socializado. É carinhoso e apegado ao dono e não gosta de ficar sozinho por muito tempo. Esta raça demora a amadurecer e pode manter as características de filhote até os cinco anos.

Cuidados básicos

Por ter os pelos longos, é importante escová-lo ao menos três vezes por semana para remover o excesso de pelos mortos e evitar nós, além de ajudar na higiene natural do bichano.

Tenha atenção a regiões íntimas, cantos dos olhos e orelhas do felino, especialmente limpando com um pano macio ou lenço umedecido próprio para gatos. Banhos não são tão necessários para os gatos, mas é possível utilizar água morta e um pano para remover o excesso de sujeira e ajudar no bem-estar do animal – pergunte a um médico-veterinário qual a melhor opção de produtos para o seu pet.

Cuidados com a saúde

Apesar de não ser dos mais ativos, eles precisam manter uma rotina de exercícios para se manter saudável. Ofereça sempre brinquedos e um ambiente enriquecido para que eles não fiquem entediados e se sintam solitários na ausência dos tutores.

A cauda ajuda no equilíbrio dos gatos, apesar de não a ter formada naturalmente, isso pode ocasionar em alguns problemas na coluna do Cymric. Além disso, a região da cauda é repleta de nervos sensíveis e é preciso cuidado ao carregar o felino no colo ou em caixas de transporte. Pressionar essa região pode causar dores ao pet.

Outros problemas de saúde que podem ocorrer são artrite do côncavo (no caso dos gatos com cauda parcial), síndrome de Manx (defeitos congênitos como coluna vertebral curta e problemas no trato urinário ou intestino e digestão) e distrofia corneana. Por isso, é fundamental levá-lo para consultas frequentes com um médico-veterinário.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!

Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!