Gato Bengal, gato-do-mato ou jaguatirica? Saiba a diferença entre eles

Apesar de terem traços similares, as espécies são bem diferentes.

O que aconteceu?

Na última terça-feira (10) uma gata da raça bengal foi confundida com um filhote de onça por moradores de um condomínio, que acionaram o Corpo de Bombeiros. Os agentes, que pensaram se tratar de uma jaguatirica, capturaram a gata e a soltaram em uma mata na região de Belo Horizonte, MG. A gata, chamada Massinha, ficou perdida por algumas horas, até ser encontrada pelo tutor que estava desesperado.

Reprodução/TV Globo 11.01.2023

O gato Bengal

Também conhecido como ‘gato-de-bengala’, esta raça foi criada em 1963 e reconhecida pela Federação Internacional Felina em 1985. Vem do cruzamento de um gato doméstico com um gato selvagem asiático. A pelagem lembra as cores de um leopardo, ou outros gatos selvagens, como a jaguatirica. Apesar de ter um instinto de caça apurado, o bengal é um gato doméstico, portanto, não é capaz de sobreviver na natureza.

Irina Kukuts/Pixabay

Jaguatirica

O terceiro maior felino do Brasil, pode chegar a 100 cm de comprimento na fase adulta, um filhote já tem o tamanho de bengal já adulto e, mesmo pequena, tem um comportamento selvagem e evitará o contato humano. Tem manchas horizontais mais escuras e sólidas pelo corpo, com listras na cauda. Outro detalhe está no nariz, que é mais “redondinho” que o do bengal.

Vladimircech/Freepik

Gato-do-mato

Quando filhote, tem o tamanho semelhante ao de um gato doméstico, ficando relativamente maior quando adulto, pode chegar a até 60 cm de comprimento. Sua pelagem tem manchas mais arredondadas pelo corpo e um padrão “tigrado” na cauda. Selvagem, o gato-do-mato evitará o contato humano e tem o nariz mais semelhante ao da jaguatirica.

Greg Hume/Wikipedia Common

O caso Massinha

O tutor, Rodrigo Calil, contou nas redes sociais que a gata havia saído do apartamento onde mora e ido até a escada do prédio. O porteiro chamou os bombeiros que levaram o animal até uma mata próxima de uma área residencial. “Eles não têm nenhuma capacidade técnica, não fizeram nenhuma triagem antes de soltá-la”, disse.

Como foi encontrada

Pelas redes sociais, o tutor contou que a filha de 7 anos foi ao local indicado pelos bombeiros e gritou pelo nome da gata que, ao ouvir a voz da menina, saiu do mato e foi até ela.

Reprodução/TV Globo 11.01.2023

O Canal do Pet no Telegram

Entre no nosso grupo no Telegram e acompanhe todas as novidades diretamente no seu celular!