A falta de pelos da raça se deve a uma mutação genética
Maksym Diachenko/Unsplay
A falta de pelos da raça se deve a uma mutação genética

Apesar de ser conhecido como gato egípcio e do nome, que remete à esfinge, tudo não passa de uma referência à aparência desse gato que, na verdade, teve sua origem oficial na província de Ontário, no Canadá, em 1966. A falta de pelos se deve a uma mutação genética, quando um único filhote de uma ninhada nasceu sem pelos e, na ninhada seguinte, novamente nasceu um filhote sem pelagem. Daí criadores começaram a tentar reproduzir o que viria a ser a raça Sphynx, mas antes passaram por alguns problemas, como animais que nasciam com problemas genéticos.

A raça já conquistou uma boa popularidade durante os anos de 1970, mas os padrões conhecidos hoje, estima-se, foram estabelecidos na década de 1980, quando um criador holandês adicionou uma nova raça à “mistura”, a Devon Rex.

Em 1979 a Associação Internacional de Gatos (TICA, na sigla em inglês) aceitou a participação da nova raça em campeonatos felinos. Já o reconhecimento por parte da The Cat Fanciers' Association veio em fevereiro de 2002.

Nem sempre se chamou assim

O nome Sphynx foi dado devido a aparência do bichano, porém nem sempre ele teve esse nome. A princípio, a raça foi chamada de Prune (ameixa seca), pela sua pele enrugada. Além desse, a raça também recebeu nomes como Canadian Naked (canadense nu) e Moon’s Cat (gato da lua).

Não confunda os pelados

O Sphynx não é a única raça sem pelos que existe
Alexey Demidov/Pexels
O Sphynx não é a única raça sem pelos que existe

O Sphynx é a raça mais popular entre os gatos sem pelos, mas ela não é a única, existem várias outras raças que apresentam características semelhantes, como:

  • O Kohana: um gatinho havaiano de corpo bastante enrugado e que requer cuidados especiais ao nascer, pois são bastante sensíveis. Essa raça ainda não foi reconhecida oficialmente, mas exames de DNA já apontaram que se trata de uma mutação natural do próprio Sphynx.
  • O Elfo: é o maior dos gatos sem pelos e recebe esse nome por ter as orelhas curvadas como um elfo. A raça é uma mistura entre Sphynx e o American Curl .
  • O Donskoy: um gato de origem russa,  também conhecido como Don Sphynx, embora as duas raças não tenham nenhum parentesco.
  • O Peterbald: também russo, a raça surgiu na década de 1990 e vem do cruzamento entre as raças Donskoy e o Siamês .

A personalidade do Sphynx

Apesar do nome que se refere a esfinge, se trata de uma raça canadense
Kanashi/Unsplash
Apesar do nome que se refere a esfinge, se trata de uma raça canadense

A falta de pelos é mesmo a maior diferença entre esse e qualquer outro gato. O Sphynx é um gato dócil e companheiro, do tipo que adora estar por perto e participar das atividades que os tutores estiverem fazendo.

A raça é muito inteligente e ativa, adora brincadeiras e é capaz de aprender truques. Eles adoram pular e correr pela casa. Não são do tipo que gostam de ficar sozinhos. Mesmo bastante agitados também têm um perfil tranquilo e podem se adaptar bem à rotina da casa, o que faz deles uma ótima companhia para crianças e idosos.

Também não apresentam problemas de convivência com outros animais de estimação. Algumas pessoas podem ter uma certa estranheza, devido à aparência desse bichano, mas quem tem a oportunidade de conhecer um gatinho da raça, dificilmente não terá seu coração conquistado pelo bichano.

Cuidados básicos

Apesar de ser conhecido como gato sem pelos, na verdade, o Sphynx tem sim uma pequena camada de pelos, quase como uma camurça. Em algumas partes do corpo, como focinho, orelhas, cauda e barriga, os pelos são mais perceptíveis. Essa fina pelagem requer alguns cuidados extras.

Por ter a pele sempre exposta, é preciso evitar o contato direto ao sol, pois pode causar queimaduras. Vale a pena pedir ao médico veterinário indicações de protetor solar para gatos, mas, ainda assim, o mais indicado é que esses pets sejam criados em ambientes internos, sem contato com a rua.

Os banhos desse pet também precisam ser regulares, mesmo que eles cuidem da própria higiene, como qualquer outro gato, a oleosidade natural da pele é maior que a de outras raças. Os banhos podem ser dados uma vez ao mês, entre esse meio tempo, pode ser feita uma manutenção com o uso de lenços umedecidos próprios para gatos, especialmente nas orelhas e dobrinhas da pele. No banho, deve ser usado sempre um shampoo neutro, para evitar o ressecamento da pele do animal.

Cuidados com a saúde

Não é apenas com o sol que esse gatinho pode ter problemas, por não ter pelos, eles também são mais sensíveis ao frio. Por isso, até mesmo a alimentação deve ser regrada, tendo um maior valor energético em épocas de frio.

Banhos de sol são recomendados apenas em horários mais amenos. Casinhas, caminhas e até roupinhas para gatos também fazem a diferença, mas sempre visando o conforto do bichano – nem todos os gatos se sentem à vontade com o uso de roupas.

Apesar de todos os cuidados especiais em relação à pele, no geral, a saúde do Sphynx é boa e eles não apresentam problemas grandes ligados à genética, não sendo propensos a nenhuma doença mais específica – deve-se ter uma atenção especial em relação a dermatites.

Mantendo um bom cuidado com a alimentação, oferecendo uma boa ambientação para que o pet possa brincar e gastar energia e realizando visitas regulares ao médico veterinário, o tutor de um gato dessa raça não precisará ter maiores preocupações com a saúde do gatinho.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais.  Conheça todas as vantagens de se ter um plano de saúde pensado para deixar o seu pet feliz!

Acompanhe o Canal do Pet  e mais destaques do  Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!