10 curiosidades dobre os gatos siameses

A cor muda com a temperatura

Isso acontece porque a raça tem um gene que pode afetar a cor da pelagem de acordo com a temperatura. Como a temperatura do útero é bastante elevada, os filhotes nascem brancos e vão escurecendo com o passar dos dias. Algumas partes do corpo, como patas, orelhas e cauda são mais escuras, por terem a temperatura mais baixa.

Gatinhos de olhos azuis

A falta de pigmentação nas camadas da íris faz os olhos desses gatinhos serem sempre azulados.

shutterstock

Estão por aqui há muito tempo

Embora a origem da raça não seja exata, os registros mais antigos datam dos séculos 14 ao 18.

shutterstock

Estrábico e de rabinho torto

Os gatos siameses costumavam ser, em sua maioria, vesgos e de cauda torta. Isso gerou lendas que diziam que o fato de cuidarem de joias de seus tutores de muito perto deixavam os felinos estrábicos, assim como seguravam anéis com a cauda. A seleção de criadores fez com que isso diminuísse muito na raça.

Alex Meier/Unsplash

Não podem tomar leite

Quando filhotes não sofrem com qualquer tipo de problema, contudo, com o passar do tempo, vão perdendo a capacidade de digerir a lactose. Tutores de gatos siameses devem ter cuidado, pois o pet tem grandes chances de ser intolerante à lactose.

Shuttersock

São confundidos com outras raças

Além de serem bem confundidos com gatinhos vira-latas, os siameses são bem semelhantes a algumas raças tailandesas. Isso acontece por terem ancestrais em comum, mas características físicas das raças são bem diferentes.

Andreas Lischka/Pixabay

Leais e inteligentes

Os gatos siameses costumam eleger um “humano favorito”, ao qual será mais apegado e leal na casa. A raça é muito inteligente e pode aprender truques com facilidade, o porém é que essa inteligência também pode deixá-los um tanto teimosos.

Alex Meier/Unsplash

O pet da Casa Branca

A esposa de Rutherford Hayes, o 19º presidente dos Estados Unidos, ganhou um gato chamado Siam como presente de aniversário. Jimmy Carter e Gerald Fort, outros dois presidentes dos EUA, também tiverem gatos siameses como pet.

liliy2025/Pixabay

Alta expectativa de vida

Quando recebem os cuidados necessários os gatinhos tendem a viver 20 anos de idade, ou até mais. Um gato chamado Scooter chegou a entrar para o Guinness Book, vivendo até os 30 anos.

Rihaij/Pixabay

Quase 20 gatos de uma vez

Em 1970, no Reino Unido, uma gata siamesa marcou história ao ter uma ninhada com 19 filhotes. Lamentavelmente 4 deles nasceram sem vida.

Reprodução

A história do gato siamês

Saiba mais sobre a origem da raça, entre outras curiosidades, no Guia de Raças!

Andreas Lischka/Pixabay

O Canal do Pet está no Telegram!

Andrew Cornell/Unsplash