O Lulu da Pomerânia está na lista dos cachorros mais caros do Brasil
Shutterstock
O Lulu da Pomerânia está na lista dos cachorros mais caros do Brasil

O Lulu da Pomerânia, também conhecido como Spitz Alemão, é uma raça de cachorro perfeito para quem mora em apartamento e para quem tem criança dentro de casa, por isso ele se tornou o queridinho das famílias por todo o país. Além disso, mesmo com um tamanho diminuto, ele é um cachorro territorialista que gosta de proteger seus tutores fazendo muito barulho quando algum estranho se aproxima.

O temperamento desses cãezinhos normalmente é amigável, brincalhão e animado, mas também podem ser agressivos em brigas com outros para defender seu território ou se sentirem que seus tutores estão ameaçados. Os Lulus estão sempre alertas e podem ser um grande problema quando se acostumam a latir para tudo, pois é comum que os donos tenham problemas com vizinhos que reclamam dos latidos constantes.

Para isso, é recomendado adestrar esses cachorros logo cedo e a grande vantagem é que eles são muito inteligentes, então será bem fácil ensinar alguns truques para eles e torna-lo mais sociável dentro e fora de casa. Eles também são bem extrovertidos e adoram ser o centro das atenções para receber carinho.

História

A raça é muito bem quista desde o século 18 e, entre os maiores fãs dos Lulus da Pomerânia, está a rainha Vitória, da Inglaterra, que adotou um exemplar vermelho em 1888 e não desgrudava de seu peludo. A cor do bichinho virou febre no reino inglês e se tornou moda no final do século 19. Hoje existem, aliás, mais de 10 tipos de cores de pelagem do Lulu, incluindo branco, preto, marrom, vermelho, laranja, creme, azul, avermelhado, preto e canela, castanho e canela, malhado, tigrado, além de combinações dessas cores. Os mais comuns são o laranja, o preto ou creme/branco.

A pelagem tem dupla camada, sendo a externa mais longa, que forma um colar de pelos ao redor do pescoço, pelo que os lulus são bem conhecidos, e também têm uma franja plumosa de pelos sobre os membros posteriores.

Os pequenos adoráveis são descendentes de cães originários das regiões árticas da Islândia e possuem várias características muito semelhantes aos lobos, tal como as orelhas pequenas e o subpelo isolante, que mantém o corpo quente e protege o cachorro dos dias mais gelados.

Os primeiros exemplares da raça possuíam um tamanho muito maior do que é visto hoje em dia, eram conhecidos como cães pastores e controlavam ovelhas vacas e veados. O tempo foi passando e eles foram tomando tamanhos menos, hoje medindo entre 18 e 24 cm de altura, de acordo com os padrões da raça indicados pelo FCI (Federação Cinológica Internacional) e CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia).

Spitz Alemão Anão (Lulu da pomerânia)
Reprodução/ Redes Sociais
Spitz Alemão Anão (Lulu da pomerânia)

Saúde

Em linhas gerais, a saúde do Lulu da Pomerânia é muito boa, mas na maioria das vezes os problemas são luxação de patela (rótulas que saem do lugar), hipotireoidismo, colapso de traqueias, insuficiência cardíaca congestiva, convulsões e alopecia X. Esta última é uma doença genética que faz com que a pele do cão torne-se preta e perca todo o pelo ou a grande maioria.

Também é importante que esses cachorrinhos sejam sempre muito ativos, com passeios diários, com chances para que ele possa correr, brincar e se exercitar. Desse modo, a vida deles será muito mais saudável. Os tutores têm de ficar de olho, pois é muito comum que eles escapem por qualquer espaço pequeno e fujam de dentro de casa, colocando a vida deles em risco. Águias e pássaros grandes podem confundir os Lulus com coelhos e esquilos e eles se tornam uma presa fácil.

A escovação precisa ser diária para que os pelos mortos não se enrosquem com os que ainda estão presos ao corpo, evitando assim que eles se embaracem facilmente. É importante que suas unhas sejam mantidas curtas, além de banho semanais, limpeza nas orelhas e glândulas anais, a cada quatro a seis semanas.

Os dentes deles merecem um cuidado especial com escovação e sessão de higiene semanal. Parte dos dentes de leite não caem com o passar do tempo, o que ajuda a acumular resíduos alimentares e bactérias na boca dos cães mais jovens.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda sempre que precisar, iG Pet Saúde está com novos planos. Cães e gatos podem contar com consultas de rotina e de emergência, cirurgias, vacinas e muito mais.  Conheça todas a vantagens de se ter um plano de saúde  pensado especialmente para você e para o seu pet!

Acompanhe o Canal do Pet   e os maiores destaques do  Portal iG no Telegram !

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!