Guia de Raças: Dogue Alemão, um cachorro grande e um enorme amigo

Apesar do tamanho ameaçador, o Dogue Alemão costuma ser um cachorro bastante dócil, fazendo novas amizades com certa facilidade

Foto: Ravi Kant/Pexels
O Dogue Alemão quer sempre estar ao lado de seus humanos favoritos

Com uma origem cheia de controversas e particularmente disputada, a raça pode receber nomes diferentes, de acordo com cada país. Enquanto alguns países europeus reconhecem criadores alemães como os verdadeiros detentores do Dogue Alemão como conhecemos hoje, Itália e países de língua inglesa não apoiam a ideia, onde a raça é conhecida como Alano e Great Dane (Grande Dinamarquês).

Registros antigos, datados de cerca de 3 mil anos a.C., mostram cães semelhantes aos Dogues em templos da antiga Babilônia, há também registros de cães semelhantes no Tibete, com relatórios da literatura chinesa, datados de 1121 anos a.C.

As raças apontadas como prováveis ancestrais do Dogue Alemão são a também alemã e já extinta raça de cães Bullenbeisser (também conhecida como Buldogue Alemão) e cães do tipo Molosso, muitos outros cruzamentos diferentes vieram até chegar a raça conhecida atualmente.

A raça foi pensada para caçar grandes animais, como javalis, por isso era chamada originalmente de Boar Hounds, até que mudaram para “English Dogges”, já durante o século 16. Ao final de 1600, a raça caiu nas graças de grandes nobres alemães, que passaram a criar seus enormes cães dentro de casa, os chamando de algo como “Cães de Cãmaras” (Kammerhunde), esses cães passaram a ser tratados como cães de companhia e não mais animais de caça.

Foto: Martin Tajmr/Pixabay
Esses cães não se sentem bem ao ficar muito tempo sozinhos

O nome Cão Dinamarquês surgiu graças a um naturalista e escritor francês, conde de Buffon, que viu um cão Boar Hound, semelhante a um cão do tipo Galgo, e o chamou de Grand Danois, que passou a se chamar Great Danish Dog (Grande Cão Dinamarquês), que passou também por diversos cruzamentos com uma raça dinamarquesa chamada Broholmer, ou Mastim Dinamarquês – raça que quase entrou em extinção durante os anos de 1800.

Com diversas mudanças feitas por criadores alemães, que visavam tornar a raça em um animal mais calmo e dócil, em 1880, em uma reunião realizada em Berlim, foi decidido que a raça já era bem diferente de seus ancestrais, quando passaram a chamar por seu próprio nome,  Deutsche Dogge (Dogue Alemão), fundando o primeiro clube voltado para a raça, o Deutscher Doggen-Klub of Germany .

Nos Estados Unidos foi fundado o Great Dane Club of America em 1889, sendo também reconhecido pelo American Kennel Club.

A personalidade do Dogue Alemão

A aparência desse cão engana facilmente a quem não tem familiaridade com a raça. Um cão de porte gigante pode parecer ameaçador, mas esse está muito longe de ser o caso do Dogue Alemão, se tratando, na verdade, de um cachorro muito dócil e amigável.

O Dogue Alemão é o tipo de cachorro que adora estar próximo da família e não se dá muito bem ao ficar longos períodos sozinho, mesmo sendo uma raça de porte gigante, pode ser considerado como uma das raças para se criar dentro de casa  – o que pode fazer dele uma raça ideal para tutores que apreciam longas caminhadas, já que o grandalhão precisa de aproximadamente 2 km de caminhada, ao menos duas vezes por dia.

Foto: Ralph/Pixabay
O Dogue Alemão é um cão protetor, mas dócil demais para servir como cão de guarda

O Dogue Alemão tem um perfil bastante protetor em relação aos tutores, mas sua personalidade amigável o faz fracassar em atividades de guarda, já que faz amizades muito facilmente, mesmo com pessoas desconhecidas.

A convivência com crianças e outros animais também é bastante tranquila, o único perigo está em relação ao tamanho, que pode causar acidentes. O Dogue parece não ter noção de seus quase 90 cm de altura e facilmente vai querer pular no colo do tutor, esteja ele confortavelmente sentado em um sofá ou não.

Essas pequenas peculiaridades fazem essencial a socialização do pet desde filhote, sendo também um animal bastante inteligente e de fácil adestramento.

Cuidados com a higiene

Apesar de ter pelos bem curtos, o Dogue Alemão precisa ser escovado com uma boa frequência, já que perde muito pelo, especialmente em estações como outono e primavera, o ideal é que se use luvas especiais ou escovas com cerdas macias. A raça também pode ser encontrada com uma grande variação de cores, desde totalmente preto, até tigrado e branco com manchas pretas.

Assim como a escovação, os banhos também precisam ser dados com certa regularidade, especialmente por serem cães bastante ativos e que facilmente se sujam durante as brincadeiras. Dar banho em um cachorro do tamanho de um Dogue Alemão pode ser um trabalho bastante complicado para ser feito em casa.

Cuidados com a saúde

Uma raça resistente e ativa, não costuma apresentar grandes problemas de saúde. Uma alimentação balanceada e atividades físicas para mantê-lo dentro do peso fazem total diferença. Mas é preciso lembrar que, como é comum em cães de grande porte, nunca se deve deixar que o animal faça exercícios logo após a refeição ou ingerir grandes quantidades de água,  devido à doença conhecida como torção gástrica, que pode levar o cão ao óbito.

Outras doenças também ligadas à genética podem acometer os cães dessa raça,  como a displasia coxofemoral e de cotovelo, problemas ósseos, síndrome de Wobbler, além de problemas oculares, como a catarata.

Levar o animal de estimação para visitas regulares ao médico veterinário ajuda a prevenir muitas doenças, mantendo a saúde sempre em dia.

Para garantir que os pets tenham sempre ajuda quando necessário, o iG Pet Saúde oferece aos tutores consultas emergência e até opção de transporte ao veterinário. Confira  essas e outras vantagens de se ter um plano de saúde pensado especialmente para cães e gatos, com 50% de desconto nos três primeiros meses. Acompanhe o  Canal do Pet também no Telegram!