4 motivos para não comprar ração a granel

Atenção à qualidade da ração

Um dos principais fatores que determinam a boa saúde dos pets é a alimentação, a ração oferecida é muito importante e deve ser de boa qualidade. É importante escolher bem a marca, não necessariamente a mais cara será a melhor. Vale pedir ajuda ao médico veterinário.

Reprodução/ Shutterstock

Cuidado com a economia

A ração vendida a granel é uma forma de vender em doses separadas uma mesma embalagem de ração, conforme a quantidade desejada pelo tutor. Porém, a forma como fica exposto é muito prejudicial e o alimento perde boa parte do que ele tem a oferecer.

PourquoiPas/Pixabay

O valor nutricional tem seu preço

Apesar de o alimento para animais de estimação ter um preço elevado, esse é um suprimento básico para eles. Se o objetivo é gastar menos dinheiro ou reduzir as idas ao pet shop, há outras formas de economizar sem necessariamente envolver os hábitos principais do animal.

Reprodução/ Shutterstock

1 - Armazenamento da ração

Esse tipo de alimento fica totalmente exposto o dia todo e sujeito a corpos estranhos e agentes infecciosos, assim como baratas e ratos podem entrar em contato. Ao longo do tempo é possível acumular fungos e formar várias colônias, não vistas sem o uso de microscópio. Entre outros fatores, como sol e umidade.

Reprodução/ Shutterstock

2 - Falta de informações básicas

Ao comprar uma ração sem rótulo, marca e, principalmente, sem embalagem, o tutor fica alheio com relação a informações importantes. No verso do pacote, estão informações sobre a quantidade de comida diária adequada para o peso e a necessidade calórica de cada pet, além da composição daquele alimento. Além disso, o tutor teria acesso à data de validade.

shutterstock

3 - Qualidade

A ração a granel não é das mais nutritivas e sua qualidade costuma ser baixa. O mais comum é o proprietário tirar da embalagem as comidas vencidas e expor fora do saco, de forma a não só prejudicar a saúde do animal, como deixa a ração menos saborosa e menos crocante.

reprodução shutterstock

4 - O barato sai caro

Em momentos de dificuldade financeira, o ideal é realmente o tutor buscar alternativas para diminuir os gastos. Porém, ao se comprar esse tipo de ração pode-se levar o pet a ter problemas de saúde muito mais custosos e visitas constantes ao veterinário.

shutterstock

Os riscos a longo prazo

Uma alimentação prejudicada, a longo prazo, piora sua qualidade de vida e pode leva-lo ao óbito precocemente. Portanto, cuidado ao optar pela ração a granel. Se possível, procure produtos fechados e devidamente embalados, em condições de ser consumido e dentro do prazo de validade.

Anusha Barwa/Unsplash

O potinho também faz diferença

Além da ração, a altura dos comedouros também ajuda na saúde dos animais de estimação, prevenindo até mesmo problemas de coluna.

FreePik

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação