A maioria dos cachorros se dão bem com crianças e amam brincar com elas. Mas alguns se sentem muito incomodados, não gostam de chegar perto delas e acabam se tornando agressivos . Por isso, na hora de escolher cachorros para crianças é preciso ter muito cuidado e pesquisar qual o temperamento mais se encaixa com as características dos pequenos.
Ter paciência e bastante energia, ser brincalhão e dócil. Esses são alguns dos requisitos mais importantes dos cachorros para crianças . Existem duas formas de garantir que eles sejam assim: treiná-los desde filhotes ou fazer alguns testes com o cão adulto antes de adotá-lo.
O temperamento dos filhotes é construído, principalmente, pelo ambiente em que convive e pelos treinamentos que recebe. Dessa forma, se ele for acostumado com agitação, barulho e saber como lidar com isso, não haverá problema na convivência com uma criança.
No caso dos adultos essa personalidade já foi construída, é preciso descobrir qual é. Antes de levar um para casa é preciso fazer alguns testes como brincar com o cão, abraçá-lo forte, fazer alguns barulhos altos perto dele e até mesmo puxar o rabo, observando sempre qual será a reação. Se o cachorro respondeu bem a todas elas significa que ele será uma ótima companhia para crianças.
Se for necessário mais segurança, a dica é prestar atenção nos cães de raça. Além do temperamento, o tamanho deles também é mais previsível. Afinal, é difícil manter um cachorro de porte muito grande dentro de um apartamento com criança.
Raças de cachorro mais indicadas para crianças
- Bulldogue : tanto o bulldogue como o bulldogue francês são boas escolhas. Eles são bastante dóceis, possuem facilidade de adaptação e costumam ser bastante dóceis com as crianças.
- Beagle: conhecido por ser um ótimo cão de caçada, ele possui muita energia. Nunca irá dispensar uma brincadeira agitada ou um passeio no parque ao lado dos pequenos. Além disso é bastante protetor.
- Golden Retriever: muito utilizado como cão de terapia, o Golden possui uma característica muito tranquila. Amam receber carinho e atenção e costumam ser bastante educados.
- Labrador: se o espaço disponível para o cão for relativamente grande, essa é a raça ideal. Muito amorosa, não causará nenhum problema se fizer os exercícios diários necessários.
- Boder Collie: considerado o cachorro mais inteligente do mundo, a raça é muito amorosa. Pode ser um grande exemplo de disciplina para as crianças.
- Poodle: possui uma capacidade incrível de aprender, é carinhoso e protetor. Se treinado para isso, será a melhor companhia para seus filhos.
- Maltes: brincalhão, sociável e gentil, tanto com crianças quanto com outros cães e animais é um ótimo animal de companhia.
- Dachshund: muito carinhoso, precisa de treinamento para não se tornar um problema. Adora uma brincadeira.
- Shih Tzu: é um cachorro muito sociável, se dá bem com crianças, estranhos e se adapta a qualquer situação.
- Pug: é um cão pequeno, que não necessita de muitos exercícios. Está entre os cachorros para crianças por ser muito calmo, não latir e nem morder. Além de gostar de brincadeiras.