O cachorro é o animal mais popular quando o assunto é ter um pet. O que muita gente não sabe é que esses bichinhos também possuem direitos que precisam ser atentados. O dia 26 de agosto, conhecido como Dia Mundial do Cão , é uma data voltada para a conscientização da população acerca desses direitos.

Clara de Carvalho Phileto, advogada, influênciadora digital e mãe de pet, conta ao Canal do Pet , um pouco mais sobre os direitos dos animais e  sobre a importância da conscientização para ajudá-los.

Os cães possuem direitos assim como nós
shutterstock
Os cães possuem direitos assim como nós


Quem cuida dos direitos dos animais e garante que eles sejam cumpridos?

Entre os mecanismos de proteção dos animais estão a Constituição Federal, o Código Civil, o Código Penal, a Lei de Crimes Ambientais e a Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

Apesar de muita gente considerar seu cãozinho um membro da família, em questões legais ele é dito como sua propriedade. Isso quer dizer que os tutores são responsáveis por fornecer todos os cuidados necessários ao pet. "Os animais têm o direito ao não sofrimento, ao respeito, à liberdade e à proteção humana e legal", explica. Isso quer dizer que a lei prevê punições para quem fizer algum mal a eles.

Você viu?

Os maus tratos são combatidos pela Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais. Algumas ações consideradas maus tratos são:

  • Não dar água e comida diariamente;
  • Manter preso em corrente;
  • Manter em local sujo e pequeno demais para que o animal possa andar ou correr;
  • Deixar sem ventilação ou luz solar e desprotegido do vento, sol e chuva;
  • Negar assistência veterinária a animal doente ou ferido;
  • Obrigar a trabalho excessivo ou superior à sua força;
  • Abandonar;
  • Ferir;
  • Envenenar;
  • Utilizar para rinha, farra-do-boi, etc.

Outro fator importante é que assim como nós precisamos de visitas regulares ao médico, os cães precisam passar pelo veterinário com regularidade e ter sua documentação em ordem. Isso pode e deve ser controlado pelas autoridades, em especial as entidades encarregadas de saúde. 

A advogada ressalta que há alguns projetos de lei em tramitação em Brasília para ampliar a proteção aos animais, principalmente para que eles não sejam considerados bens móveis para fins do Código Civil (Lei 10.402, de 2002). "Hoje, infelizmente os animais ainda integram a categoria de bens móveis semoventes, que quer dizer que ainda são considerados coisas que se movem por si mesmas em virtude de uma força anímica própria. Por isso é tão importante esta mudança jurídica que está por vir com os novos projetos de lei. Todos nós sabemos que, de fato, animal não é nem nunca foi coisa", afirma.

Porém, como nem tudo são flores e mesmo com as proteções legais, a proteção animal ainda precisa melhorar. "Acredito que deveríamos ter uma maior fiscalização por parte da sociedade e principalmente do poder público para garantir que de fato os direitos dos animais fossem cumpridos", diz a advogada. Ela ainda afirma que o Dia Mundial do Cão é uma boa iniciativa para tentar mudar isso e mobilizar cada vez mais pessoas.

Mulher com lulu da pomerania no colo e sentada no chão
Arquivo pessoal
Clara e seus cãezinhos

Clara lembra ainda que nas épocas de férias é comum que os animais acabem sendo mais deixados de lado. "A educação para uma maior conscientização acerca dos direitos dos animais é de extrema importância. Como tratamos os animais é o reflexo de nosso grau de civilidade. Como cidadãos, é importante refletirmos sobre as dores que são impostas diariamente aos animais. Eles são seres que sentem dor, amor, fome, medo. Mas são seres que não têm voz", finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!