Fazer uma pesquisa no Google , atualmente, é a forma mais prática e usada para sanar uma dúvida. Quando o assunto são os gatos , muitos donos recorrem à plataforma para entender melhor alguns comportamentos deles - as cinco perguntas mais feitas nos últimos 12 meses são nesse teor. 

A maioria das perguntas feitas no Google sobre gatos está relacionada ao comportamento deles
Shuttersock
A maioria das perguntas feitas no Google sobre gatos está relacionada ao comportamento deles

Para acabar de vez com qualquer dúvida, Vitor Castro, veterinário e especialista em felinos da AmahVet, responde as  perguntas sobre gatos mais feitas no Google

1. Por que meu gato me morde?

"É importante observar em quais situações isso acontece e a intensidade da mordida. Existe a mordida leve, uma forma que o gato tem de pedir carinho ou chamar atenção do dono, serve também para dizer que está gostando do carinho e quer que continue. Já a mordida que acontece durante brincadeiras costuma ser mais forte, pois os gatos tem hábito de brincar de luta e caça entre eles, e às vezes com os tutores. A mordida mais intensa quando o gato está bravo ou irritado, pode ser por um carinho que não gostou, ou até porque não queria ser pego no colo."

Leia também: Veterinário lista itens que não podem faltar em uma casa com gato

2. Por que meu gato me lambe?

"Os gatos não costumam lamber os seres humanos, na maioria das vezes isso acontece por que sentiram algum odor que os intrigou/interessou. Pode ser que o odor seja de um alimento que o tutor comeu minutos antes, algum shampoo ou creme que passou no corpo, etc. Porém existem sim alguns gatinhos que lambem para demonstrar carinho e relações de afeto com o tutor."

Você viu?

3. Por que meu gato dorme em cima de mim?

"Os gatos têm hábito de descanso em conjunto, assim, eles dormem juntos, bem "grudadinhos" mesmo, quando têm relações de afeto entre si. Além disso, os gatos enxergam seus donos como gatos também, dessa forma, se existir laços afetivos, ele tende a dormir em cima ou coladinho junto ao corpo do tutor. Gatinhos medrosos ou mais independentes, muitas vezes, não têm esse hábito e preferem dormir sozinhos."

4. Por que meu gato não sai de perto de mim?

'Se o gato não quer sair de perto é porque ele quer algo, é importante se atentar para descobrir o que. Pode ser que ele queira comida, que queira água fresca, que queira que o tutor limpe a areia para fazer as necessidades, ou pode ser que queira alguma interação como carinho, brincar ou dormir com o dono."

Leia também: Brasileiros são mais "gateiros" do que o resto do mundo, diz pesquisa

5. Por que meu gato não gosta de carinho?

"Gatos são animais bastante exigentes, a maioria gosta de carinho, mas no momento em que eles querem algo, tem que ser do jeito que eles querem. Então, cabe ao tutor respeitar o limite e a personalidade do seu gato e tentar identificar o tipo de carinho que mais o agrada. Poucos gatos gostam de colo, mas tem alguns que adoram; a maioria prefere carinho na cabeça ou lombar e detesta carinho na barriga, patas e cauda."


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!