Tamanho do texto

80% dos entrevistados disseram se sentir menos sozinhos na companhia de um pet; 54% deles afirmaram que o animal os ajuda a perder a timidez

Apesar de o mundo estar cada vez mais conectado a solidão é um problema que atinge boa parte da população - de diferentes gerações e classes sociais. Alguns especialistas dizem até que a condição é tão mortal quanto fumar 15 cigarros por dia e por isso há um alerta em torno do assunto. Em setembro, por exemplo, muito se fala do "mês amarelo", utilizado para combate a depressão, uma das doenças causadas pelo isolamento social. 

dono abraçando cachorro arrow-options
Shuttersock
Os animais de estimação fazem com que as pessoas se sintam menos solitárias

 Leia também: Veterinária explica a importância de ter animais de estimação na terceira idade

Nesse cenário, há uma busca pelo entendimento do papel dos animais de estimação  na vida das pessoas. Uma pesquisa , conduzida pela Edelman Intelligence em nome da HABRI e da Mars Petcare, revelou que 80% dos entrevistados se sentem menos sozinhos na companhia de um pet . Além disso, outros pontos importantes mostrados pelo estudo foram: 

  • Cerca de 26% tutores de animais declarou ter um pet porque sabe que é bom para a saúde mental. Os entrevistados com mais de 55 anos fizeram este relato com mais frequência (55%).
  • 54% dos entrevistados disseram que seu animal de estimação os  ajuda a se conectar com outras pessoas.
  • Metade dos entrevistados (51%) afirma que seu animal de estimação os ajuda a se sentir menos tímidos.
  • 9 em 10 pessoas com mais de 55 anos acreditam que os pets podem ajudar os idosos a se sentirem menos solitários.
  • Quase três quartos (73%) dos entrevistados acreditam que asilos e instalações de vida assistida deveriam promover a interação com animais de estimação.

Para chegar a esses resultados 2.036 pessoas, sendo 1.469 (72%) delas tutoras de pets, responderam a um questionário on-line de 30 minutos. 

A Dra. Nancy Gee, PhD, Gerente de Pesquisa de Interação Humano-Animal no Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM™, parte da Mars Petcare, acredita que o benefício da interação humano-animal já é conhecido. Agora, de acordo com ela, o que se espera é que os resultados obtidos a partir da interação entre animais e humanos sejam utilizados na sociedade como um todo e que auxiliem os profissionais que trabalham com o tema do isolamento social na resolução desse problema.