Ter um animal de estimação em casa traz diversos benefícios para os humanos, como noção de responsabilidade e aumento da felicidade. E, para quem está na terceira idade, essas vantagens só aumentam. Por causa da falta de ocupação e a solidão, os idosos acabam se sentindo desmotivados. Mas, esses problemas podem ser resolvidos com a adoção de um pet.

Leia também: Conheça as 10 raças mais indicadas para os idosos

A responsabilidade de cuidar de um bichinho, sua companhia e o carinho tem se mostrado um ótimo remédio para as dificuldades das pessoas na terceira idade . Como prova, uma pesquisa no National Center for Biotechnology Information concluiu que idosos com animais em casa apresentam maior bem-estar psicológico e físico. 

Os animais de estimação contribuem de forma significativa para a melhora da saúde dos idosos
reprodução shutterstock
Os animais de estimação contribuem de forma significativa para a melhora da saúde dos idosos

Além disso, dois terços dos avôs e avós veem seus peludos como melhores amigos e a razão para se levantarem da cama todos os dias, e 75% consideram sua saúde excelente com os pets. Essas melhoras têm a ver com a ajuda dos animais em diminuir o estresse, depressão, mau humor, insônia, falta de apetite e dor.

Em comemoração ao Dia dos Avós, Carolina Rocha, veterinária e fundadora da Pet Anjo, plataforma que oferece Dog Walker, Pet Sitter e Hospedagem Familiar aos bichinhos, fala da importância dos idosos possuírem um animal de estimação e dá dicas para promover esse convívio.

Leia também: Os cachorros podem trazer inúmeros benefícios aos idosos; entenda como

Por que ter um pet na terceira idade?

A responsabilidade de cuidar do bichinho, sua companhia e o carinho tem se mostrado um ótimo remédio para as dificuldades das pessoas na terceira idade
reprodução shutterstock
A responsabilidade de cuidar do bichinho, sua companhia e o carinho tem se mostrado um ótimo remédio para as dificuldades das pessoas na terceira idade


Adultos com mais de 65 anos precisam fazer atividade física pelo menos uma vez na semana durante duas horas. "Com os bichinhos, os idosos têm uma justificativa para realizá-las, o que inclui passear e caminhar com o cão, e acompanhado a atividade se torna mais agradável", explica a profissional. Além disso, brincar com o bichinho diariamente também é uma forma de se manter em movimento. 

Fora a saúde física, a saúde mental também fica em dia. Um cãozinho é capaz de preencher o vazio que algumas pessoas deixaram, faz companhia e permite que o idoso converse com alguém. E os benefícios não param por aí. O pet ajuda a tratar doenças como a depressão simplesmente por demonstrar carinho, afeto e companheirismo.

A melhora da saúde mental e física torna o idoso muito mais feliz e eleva sua expectativa de vida. A convivência com um animal pode aumentar drasticamente a sensação de bem estar.

Mantendo a boa convivência 

Na hora da adoção, peça ajuda aos funcionários do abrigo para escolher o animal ideal para pessoas da terceira idade
reprodução shutterstock
Na hora da adoção, peça ajuda aos funcionários do abrigo para escolher o animal ideal para pessoas da terceira idade


Para que a convivência entre idoso e pet dê certo, é necessário escolher o bichinho certo. Ele não pode trazer preocupações e nem dores de cabeça. Por isso, antes da adoção , analise bem as características e saúde do escolhido. 

O recomendado é um pet adulto, pois sua personalidade já está desenvolvida e tem menos chances de apresentar comportamento agitados, como destruir a mobília e causar incômodos. Além disso, você proporciona um lar para aquele animal com menos chance de ser adotado. 

Leia também: Qual a quantidade de ração para cachorro certa para o seu?

Em relação ao tamanho, melhor de pequeno a médio porte para evitar acidentes. Evite também escolher animais de raça. Opte pelo vira-lata, já que tende a ser mais afetuoso e ter menos problemas de saúde. Na hora da adoção, peça ajuda aos funcionários do abrigo para escolher o animal ideal para pessoas da terceira idade .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!