Em busca de uma melhor qualidade de vida para seus animais de estimação, muitos tutores têm optado por rações específicas, e consequentemente mais caras. Porém, ração de boa qualidade é sinônimo de preço elevado? Os veterinários Jorge Morais, fundador da Animal Place, e Juliana Pajosse esclarecem algumas dúvidas sobre o assunto.
Leia também: Yorkshire, poodle e outras raças são predispostas a problemas hepáticos
Segundo Jorge, a origem da proteína presente na ração é muito importante. “Rações com proteínas que tenham cadeias de aminoácidos essenciais de melhor qualidade não são baratas , porem vão nutrir melhor o animal e atender suas necessidades”, afirma. Juliana também ressalta que os ingredientes de qualidade são essenciais. “Uma ração boa deve ter ingredientes de qualidade e valor nutricional adequado para o tipo de pet. É importante que não haja presença de corante artificial .”
Já que os ingredientes precisam ser de qualidade, a ração do pet acaba ficando mais cara para ser fabricada, e isso implica no preço final nas prateleiras das lojas. “Desconfie de preços muito baixos , pois ninguém consegue fazer algo barato com ingredientes caros e de qualidade. Lembre-se de que há uma vasta cadeia de profissionais por trás do desenvolvimento de cada tipo de ração. E tudo isso gera custo”, conta Juliana.
Você viu?
Porém, se o tutor deseja economizar sem prejudicar a alimentação do animal , ele tem algumas opções. Segundo Jorge, existem linhas mais comerciais, ou seja, mais populares, e de boa qualidade. “A escolha deve ser feita avaliando os ingredientes. Carne de frango , por exemplo, é uma proteína de excelente qualidade. Já ingredientes como: carne mecanicamente separada e farinha de sangue ou de vísceras são proteínas de qualidade inferior.”
Juliana explica que as rações rotuladas como " premium " são mais em conta e não deixam de ter boa qualidade. Porém não serão encontradas opções mais específicas e em muitos casos necessárias como a própria para seniores, filhotes, desmame ou medicamentosas para problemas urinários, renais, obesidade, etc.
Por isso a melhor forma de economizar com a alimentação do pet é procurando promoções que oferecem mais produtos por um custo menor. Mesmo assim é muito importante ficar de olho na data de validade, já que essas promoções podem acontecer pela ração estar próxima da data de vencimento, o que muitas vezes inviabiliza o uso do alimento por muito tempo. "É seguro comprar desta forma desde que a embalagem esteja íntegra e os prazos de vencimento estejam longos", afirma Juliana.
Leia também: Quer tornar seu pet um cachorro terapeuta? Saiba o que é preciso
Dentre os problemas causados pelas rações de baixa qualidade, estão:
- Má formação;
- Problemas articulares;
- Ossos tortos;
- Crescimento abaixo do normal;
- Obesidade;
- Doenças nos rins, pâncreas e fígado;
- Pelagem feia;
- Facilidade para adoecer.
Dessa forma, tanto Juliana quanto Jorge ressaltam a importância de gastar um pouco mais para manter seu animal de estimação saudável e feliz, evitando assim gastos futuros com a saúde do pet.