Tamanho do texto

Levar o cachorro para o local da cerimônia algumas horas antes e deixá-lo com alguém que ele esteja acostumado são pontos importantes

Cães  são tratados cada vez mais como membros da família e levados pelos donos para todos os lugares. Em cerimônias de casamento muitos noivos querem que seus pets façam parte e optam por dar tarefas de destaques para eles, como carregar as alianças. Mas, de acordo com Alê Loureiro, cerimonialista e parceira do ICasei, essas tarefas não podem ser dadas para todos os cachorros. 

Leia também: Filhote de cachorro trocando os dentes? Saiba tudo sobre o assunto

cachorro em casamento arrow-options
shutterstock
Levar o cachorro no casamento é uma ação cada vez mais popular


Segundo Alê, alguns cachorros não lidam bem com muita gente ou barulho. “O ideal é que o convidado especial goste de estar perto de diversas pessoas, para que não se assuste e acabe causando problemas como fugir, avançar nos convidados ou pular na noiva e sujar seu vestido, por exemplo”, conta.

A cerimonialista dá algumas dicas para deixar o animal a vontade antes, durante e depois da cerimônia:

  1. Chegar com antecedência ao local do casamento, para que o pet se ambiente com o espaço;
  2. Ensaiar as funções que o cão irá fazer;
  3. Deixar o cão como primeiro na fila na hora de tirar foto, para evitar que fiquem muito cansados ou estressados;
  4. Levar alguma comidinha ou brinquedo preferido para deixá-los entretidos;
  5. Trazer um adestrador no grande dia ou alguém com quem ele conviva bastante e em quem confie;
  6. Levar o animal para fazer suas necessidades antes que a cerimônia comece. 

E, além de levar as alianças, há quem goste da companhia do pet durante toda a cerimônia. “Ele também pode apenas fazer a caminhada e acompanhar o casal durante os dizeres no altar, dependendo de seu comportamento e do que está acostumado a vivenciar com os donos”, complementa Alê. Por isso é sempre importante ter em mente que se o cão for muito ansioso ele não reagirá bem ao evento.

Leia também: Ensinando o filhote a urinar no lugar certo? Não utilize fralda para cachorro

Outro cuidado é com o transporte do animal . Ele não pode ficar a madrugada inteira na festa, muitas luzes, barulho e cheiros podem perturbá-lo. Por isso providencie alguém que possa levá-lo de volta para casa em segurança depois da cerimônia. Sempre tenha certeza de que o ambiente onde ocorrerá o casamento aceita animais, caso contrário, melhor deixar o amigo peludo em casa.