Você sabia que as aves são ótimos animais para ter em casa? Esses animais são extremamentes inteligentes e amorosos, mas é preciso ficar atento porque a criação de algumas espécies é proibida pelo IBAMA e é importante saber quais são permitidas e indicadas. 

Segundo o médico veterinário Alessandro Bijeli, as aves mais populares são os psitacídeos. Essa espécie é conhecida por ser muito inteligente - possuem um cérebro mais desenvolvido -, brincalhonas e dóceis. Além disso, o cuidado com o psitacídeo é mais simples, pois sua plumagem é mantida limpa com a ajuda do pó que se acumula no dorso do próprio animal. 

Conheça as aves dessa espécie indicadas pelo veterinário para criar em casa. 

Calopsita

Calopsitas são aves dóceis e inteligentes
shutterstock
Calopsitas são aves dóceis e inteligentes

As calopsitas são aves muito inteligentes e podem até aprender a cantar e falar . Quando acostumadas desde pequenas são aves dóceis e calmas. Porém, elas precisam de atenção constante dos donos, já que podem ficar agressivas e até arrancar as próprias penas em caso de falta de interação. 

Você viu?

Periquito

O periquito é muito sociável e brincalhão
shutterstock
O periquito é muito sociável e brincalhão

Por ser uma das espécies com menor porte, o periquito também é recomendado pelo veterinário. São conhecidos por serem extremamente sociáveis, calorosos e têm uma ótima relação com crianças, pois são muito brincalhões. 

Papagaio

Papagaios são inteligentes e possuem muita energia para brincar
shutterstock
Papagaios são inteligentes e possuem muita energia para brincar

O papagaio é uma das espécies que precisa da autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) para poder ser criado em casa. Essa ave é conhecida pela sua energia e inteligência, sendo capaz de reproduzir palavras e frases na língua humana. É preciso ficar atento ao tempo que essa ave vive: em média 50 anos, podendo chegar aos 80

Arara

Araras são companheiras e precisam de espaço para brincar
shutterstock
Araras são companheiras e precisam de espaço para brincar

Para ter uma arara em casa, também é necessário uma autorização do IBAMA. Essas aves possuem um porte médio e são conhecidas pelo seu companheirismo e agilidade. Apesar de não voarem muito, as araras gostam de se movimentar em galhos de árvores. Por isso, elas precisam de um amplo espaço para brincar, não sendo indicadas para quem vive em apartamento, por exemplo.

Leia também:  Tudo que você precisa saber antes de comprar uma arara

O veterinário explica que todas as aves dessa espécie exigem os seguintes cuidados: “A alimentação precisa ser com ração extrusada, algumas frutas, verduras e legumes, pois hoje em dia não se usa mais as antigas misturas de sementes. Além disso, alguns cuidados diários essenciais são: a troca de água, limpeza da gaiola ou do viveiro e brincadeira com o pet. Consultas frequentes com algum veterinário especialista também são muito importantes para a saúde das aves”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!