Na hora de escolher seus pets , muitas pessoas acabam levando em consideração diversos aspectos como o porte do animalzinho, sua personalidade, os gastos com os cuidados, etc. Para muitos donos que já perderam um animal de estimação e não querem passar pela mesma experiência tão cedo, a exepctativa de vida também é um ponto importante. 

Leia também: Quanto tempo vive uma calopsita?

A veterinária Marina Visconti explica que quanto menor o metabolismo do animal, maior a sua expectativa de vida. Confira uma lista com os cinco  animais de estimação que vivem mais tempo

1. Papagaios

O papagaio pode viver 50 anos
shutterstock
O papagaio pode viver 50 anos

Além de ser conhecido como a ave que tem a capacidade de falar como os humanos, o papagaio chama atenção por viver muito tempo . De fato alguns exemplares alcançam a faixa dos 80 anos, mas a veterinária explica que a média da expectativa de vida dessa ave é de 50 anos. 

2. Tartarugas

As tartarugas vivem em média 40 anos
shutterstock
As tartarugas vivem em média 40 anos




Em segundo lugar na lista feita por Marina Visconti, as tartarugas possuem expectativa de vida semelhante a dos papagaios - vivem em média 40 anos.  Da mesma ordem (Testudinata), os Jabutis podem viver até 80 anos. 

 3. Cavalos

Cavalos vivem em média 30 anos
shutterstock
Cavalos vivem em média 30 anos


Para aqueles que vivem no campo e possuem espaço de sobra, o cavalo pode ser uma companhia de longa data. Segundo a veterinária, esses animais vivem em média 30 anos. 

Você viu?

 4. Cães 

Os cachorros estão presentes em boa parte dos lares brasileiros
shutterstock
Os cachorros estão presentes em boa parte dos lares brasileiros



Considerados o melhor amigo do homem, os cachorros costumam viver cerca de 15 anos. A expectativa pode variar de acordo com a raça, porte e, claro, qualidade de vida e cuidados oferecidos. 

Leia também: Quantos anos vive um papagaio e as quais são suas principais características

  5. Gatos

Os gatos vivem cerca de 12 a 15 anos
reprodução shutterstock
Os gatos vivem cerca de 12 a 15 anos



Os gatos ocupam o segundo lugar no ranking de animais de estimação mais populares nos lares brasileiros e também vivem por um bom tempo. A média é de 12 a 15 anos, mas assim como acontece com os cachorros, pode ser que exemplares vivam por mais tempo. 

Marina explica que o tempo de vida do pet depende mais da sua qualidade de vida. “A longevidade está mais ligada ao manejo aplicado a cada espécie. É necessário respeitar as necessidades do pet, como alimentação adequada - não fornecer comidas de humanos -, higienização constante, cuidados veterinários frequentes, etc.”

Para os donos que já possuem animais de estimação e querem saber como garantir que eles vivam bastante, a veterinária recomenda a aplicação da medicina preventiva. "O profissional fará consultas para avaliar quais as necessidades para cada animal, isso também varia de um indivíduo para outro e não unicamente de uma espécie para outra.”

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!