Na hora de escolher seus pets , muitas pessoas acabam levando em consideração diversos aspectos como o porte do animalzinho, sua personalidade, os gastos com os cuidados, etc. Para muitos donos que já perderam um animal de estimação e não querem passar pela mesma experiência tão cedo, a exepctativa de vida também é um ponto importante.
Leia também: Quanto tempo vive uma calopsita?
A veterinária Marina Visconti explica que quanto menor o metabolismo do animal, maior a sua expectativa de vida. Confira uma lista com os cinco animais de estimação que vivem mais tempo .
1. Papagaios
Além de ser conhecido como a ave que tem a capacidade de falar como os humanos, o papagaio chama atenção por viver muito tempo . De fato alguns exemplares alcançam a faixa dos 80 anos, mas a veterinária explica que a média da expectativa de vida dessa ave é de 50 anos.
2. Tartarugas
Em segundo lugar na lista feita por Marina Visconti, as tartarugas possuem expectativa de vida semelhante a dos papagaios - vivem em média 40 anos. Da mesma ordem (Testudinata), os Jabutis podem viver até 80 anos.
3. Cavalos
Para aqueles que vivem no campo e possuem espaço de sobra, o cavalo pode ser uma companhia de longa data. Segundo a veterinária, esses animais vivem em média 30 anos.
4. Cães
Considerados o melhor amigo do homem, os cachorros costumam viver cerca de 15 anos. A expectativa pode variar de acordo com a raça, porte e, claro, qualidade de vida e cuidados oferecidos.
Leia também: Quantos anos vive um papagaio e as quais são suas principais características
5. Gatos
Os gatos ocupam o segundo lugar no ranking de animais de estimação mais populares nos lares brasileiros e também vivem por um bom tempo. A média é de 12 a 15 anos, mas assim como acontece com os cachorros, pode ser que exemplares vivam por mais tempo.
Marina explica que o tempo de vida do pet depende mais da sua qualidade de vida. “A longevidade está mais ligada ao manejo aplicado a cada espécie. É necessário respeitar as necessidades do pet, como alimentação adequada - não fornecer comidas de humanos -, higienização constante, cuidados veterinários frequentes, etc.”
Para os donos que já possuem animais de estimação e querem saber como garantir que eles vivam bastante, a veterinária recomenda a aplicação da medicina preventiva. "O profissional fará consultas para avaliar quais as necessidades para cada animal, isso também varia de um indivíduo para outro e não unicamente de uma espécie para outra.”