Sabe aquele olhar que seu cachorro faz quando te pede comida? Ou quando quer brincar e arregala os olhinhos? Uma pesquisa mostrou que na verdade isso é uma forma de ganhar e demonstrar afeto.

Leia também: Dia de herói! Pit Bull salva família de incêndio nos Estados Unidos

Cachorros demonstram afeto pelo olhar
shutterstock
Cachorros demonstram afeto pelo olhar

O artigo foi publicado nesta segunda-feira (17) na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. Para chegar ao resultado os pesquisadores dissecaram cadáveres de cães domésticos e lobos selvagens e perceberam que os cachorros tinham dois músculos bem formados em volta dos olhos, diferentemente dos lobos. Esse músculo é responsável por ajudar a aumentar os olhos.

Em outra parte da pesquisa foi filmada a interação entre cachorros e humanos e depois entre lobos e humanos. Somente os cães conseguiram mover o contorno dos olhos ao olhar para os humanos. Os cientistas afirmaram que essa técnica é dominada pelos bebês humanos e é uma forma de ganhar e demonstrar afeto.

Leia também: Projeto que proíbe venda de cães e gatos no Paraná é aprovado pelo CCJ

A semelhança entre cães e bebês foi descoberta em 2015, em estudo realizado por cientistas japoneses. A pesquisa mostrou que a troca de olhares entre os cachorros e seus donos provoca um pico do “hormônio do amor”, chamado de oxitocina, e é o mesmo processo que acontece quando uma mãe e seu bebê se olham.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!