Ver o cachorro obedecendo truques pode ser muito fofo e engraçado, agora imagina ver ele pulando obstáculos e passando por túneis, tudo com uma sequência definida. É isso que os cães que participam de competição de agility fazem. A agilidade e a inteligência dos bichinhos poderão ser vistas na American Agility Open 2019, maior competição da modalidade da América, que acontece no Brasil a partir desta quarta-feira (10). 

Leia também: Cachorro carente não dorme sem objetos que lembrem sua família

Competição de agility acontecerá em São Paulo
shutterstock
Competição de agility acontecerá em São Paulo





Baseada no hipismo, a competição de agility faz com que os cães façam um percurso com obstáculos e equipamentos, como gangorras, rampas, muros, túneis, pneus, no menor tempo possível, sem derrubá-los ou desviar o caminho.

O American Agility Open 2019 acontecerá no Clube de Cãompo, em Itu, São Paulo, do dia 10 ao dia 14 de abril. Mais de 150 duplas (cão e tutor) de diferentes nacionalidades foram inscritas na competição. Brasileiros, americanos, canadenses, argentinos, chilenos e peruanos fazem parte dos competidores. 

Você viu?

Leia também: Cadela abandonada que ficou cega ganha fãs em rede social

São 2 categorias da competição: Grau 1 (básico) e Grau 2 (Superior). Não existe distinção entre os cachorros baseado em sua raça, ou seja, qualquer cão pode participar do evento, desde que seja inscrito por seu tutor. A única distinção feita entre eles é por tamanho: Small (menos de 35cm), Medium (acima de 35 cm e menos de 43cm), e Large (43 cm ou mais).

Como é um evento internacional, jurados de outros países estarão presentes para avaliar os animais. Sari Mikkilä, Jocke Tangfelt e o brasileiro Samy Wroblewski estão entre os jurados. 

Para o médico veterinário e fundador do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro Júnior, “O agility estimula a inteligência, obediência, socialização e o condicionamento físico dos cães, aprimorando a educação dele e o bom relacionamento entre o dono e o animal”.

Leia também: Cachorro invade sala de aula da UFAM e vídeo viraliza nas redes sociais

Os cachorros que praticam a modalidade com seus tutores construem uma relação de lealdade muito grande com eles. Para que seu cão participe de uma competição de agility , basta adestrá-lo de forma correta para que ele faça o percurso e obedeça a comandos sem ter a atenção desviada.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!