Um pneu pode demorar até 600 anos para se decompor. Enquanto isso, milhares de cães não possuem um lar confortável. Nesse cenário, os internos do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, localizado em Contagem, Minas Gerais, estão participando de um projeto diferente: eles transformam pneus velhos em caminhas para cachorro. 

Leia também: Mulher finaliza maratona carregando cachorro que resgatou no caminho

Pneus velhos transformados pelos internos do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Minas Gerais
Divulgação/ Seap
Pneus velhos transformados pelos internos do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Minas Gerais

Intitulado de "Amicão", o projeto de reciclagem dos pneus velhos e inutilizados ganhou vida devido uma parceria entre a Subsecretaria de Humanização do Atendimento (Suhua), da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) e do Grupo de Proteção Animal (GPA), que atua de forma voluntária no resgate de cães em situação e rua. 

Até agora 13 caminhas foram entregues para o GPA e fizeram a alegria de cães que estão em lares temporários à espera de adoção. Todas elas são muito confortáveis e coloridas, com decorações feitas pelos presos. A ideia é que esse número aumente a partir de doações de pneus antigos. 

Leia também: Cachorro vê pássaro se afogando na piscina e o resgata; assista ao vídeo

Este cachorro ganhou uma das caminhas feitas de pneu velho
Divulgação/ Seap
Este cachorro ganhou uma das caminhas feitas de pneu velho

Felipe Oliveira Simões, diretor de trabalho e produção da Suhua, explica que "o trabalho do preso é pautado em quatro grandes eixos: economicidade, apoio a municípios, geração de receita e ações sociais. Dentro deste último eixo se destaca a ajuda a um ser vivo, seja qual for ele, é sempre algo nobre”. 

Como fazer uma caminha de cachorro com pneu velho

Pegue o pneu inutilizado e limpe bem. Quando ele estiver desinfetado, corte o tampo com uma faca, deixando as paredes retas. Feito isso, vire o outro lado do pneu e corte apenas a parte que é um pouco virada para dentro, deixando uma borda reta para servir de apoio no chão. 

Leia também: Como escolher a cama para cachorro ideal e onde ela deve ser colocada

Corte um placa de MDF no formato do cículo que ficará virado para o chão e cole-a no pneu com cola quente. Depois é só pintar e decorar. Após seco, coloque a almofada e tudo que tornará a caminha feita de pneu velho ainda mais confortável. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!