Na última sexta-feira (25), uma barragem de minério da Vale se rompeu na cidade de Brumadinho, em Minas Gerias, causando o vazamento de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos. A tragédia devastou parte da região, se tornando um dos maiores desastres ambientais do país. Até o momento foi confirmado a morte 65 pessoas e 279 estão desaparecidos.

Leia também: Lei permite andar com pets no transporte público de São Paulo

Além dos moradores, os animais também sofreram as consequências da tragédia em Brumadinho . Muitos morreram quando foram levados pela lama, enquanto outros estão atolados e aguardam por resgate. 

Milhares de animais estão sofrendo em Brumadinho
Reprodução/TV Record
Milhares de animais estão sofrendo em Brumadinho


Porém não são todos os animais que estão sendo resgatados. Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi enviado nesta segunda-feira (28) para atirar nos animais ilhados, feridos ou presos na lama. A ordem de execução foi dada pelo chefe da Defesa Civil de Minas Gerais, o coronel Evandro Geraldo Borges. 

A PRF informou em nota que o processo de sacrifício atendia a todos os protocolos de segurança. "O ato foi realizado a pedido e sob a coordenação de uma veterinária, integrante do Conselho de Veterinária de Minas Gerais e supervisionado pelo comando das operações de resgate."

Leia também: Hailey Baldwin é acusada por seguidores de maltratar seu cãozinho

Contudo, essa decisão chocou muitas pessoas, sobretudo a ativista Luisa Mell. Ela está na cidade junto de sua equipe para ajudar nas buscas e resgate dos animais e ficou revoltada ao descobrir sobre os assassinatos. Luisa aproveitou o Instagram para denunciar os atos. 

"Não falei que estavam me sabotando? Porque não queriam salvar os animais coisa nenhuma! Querem matar! Ontem, quando me falaram que o helicóptero estava atirando nos animais, eu não consegui acreditar. Mas é verdade! Os animais estão pagando pelo crime da Vale", escreveu na legenda da publicação. 

Nas redes sociais, vários seguidores também ficaram indignados e demonstraram apoio a ativista. "Monstros, preguiçosos. Preferem eliminar porque é mais fácil. Já não basta o sofrimento causado às famílias", "Tristeza, já estamos todos abalados com a tragédia e agora essa notícia!", foram alguns dos comentários.

De acordo com a Vale, uma força-tarefa foi montada por veterinários, biólogos e voluntários para salvar esses bichos. Até o momento, 26 animais domésticos foram resgatados desde a tragédia. 

Hoje, terça-feira (29), o coronel Evandro Geraldo Borges falou sobre o assunto durante uma coletiva de imprensa e confirmou a ação, dizendo: "O que vamos fazer? Deixar o animal sofrendo? Estamos sim, com equipe em campo executando esse trabalho, mas essa decisão só é tomada nos casos em que não há outra opção", ou seja, "em último caso". 

Vira-lata resgatado com sucesso em Brumadinho

A medida de "último caso" pode ser vista no caso de um vira-lata resgatado. Voluntários e ativistas se juntaram para salvar o canino que ficou preso nos rejeitos durante três dias.

Leia também: Paolla Oliveira usa rede social para se despedir de cãozinho que faleceu

Ele foi levado por voluntários para ser tratado e alimentado. Os bombeiros acreditam que o vira-lata é o melhor amigo de alguém que está soterrado. As pessoas que defendem os direitos dos animais continuam lutando para salvar todos os bichos da lama de Brumadinho

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!