Por mais gostoso que seja dormir com a pessoa amada, nem sempre é fácil compartilhar a mesma cama. Às vezes o parceiro se mexe demais, ronca, ocupa muito espaço, e isso atrapalha muito o sono. Observando esse quadro, os cientistas da Universidade de Canisius , em Nova York, resolveram estudar a qualidade do sono de mulheres que dormem com pets (cachorros e gatos) e com pessoas.

Leia também: Você sabia que faz bem para o sono dormir com o pet?

Eles concluíram que as mulheres tendem a dormir melhor quando estão ao lado de seus cachorros , e não de seus amados parceiros. O estudo, publicado no jornal  Anthrozoös, foi intitulado “Um exame sobre a qualidade do sono das mulheres adultas e a rotina de sono com relação aos seus parceiros e animais de estimação”.

Estudo mostra que mulheres dormem melhor ao lado de cachorros que de parceiros
reprodução shutterstock
Estudo mostra que mulheres dormem melhor ao lado de cachorros que de parceiros

Para chegar a tal resultado, a equipe de cientistas examinou 962 mulheres norte-americanas adultas com diferentes rotinas de sono. Desse total, 57% delas dividiram a cama com outra pessoa, enquanto 55% dormiram ao lado de cães e 31% com gatos.

Depois das análises descobriu-se que as mulheres que compartilhavam a cama com humanos tendiam a ter sono mais leve e acordar frequentemente durante a noite. Já as que dormiram junto de cães tiveram sono mais pesado e menos interrompido. Quem ficou com gatos apresentou algumas variações. 

Leia também: Sonambulismo canino: os pets também tem esse fenômeno do sono?

A pesquisa mostrou que dormir ao lado dos caninos gera fortes sentimentos de conforto e segurança. Infelizmente, o mesmo não acontece com os bichanos. “Na verdade, descobriu-se que compartilhar uma cama com felinos era tão perturbador quanto dormir com um humano e os donos sentiam menos conforto ao fazer isso”, contou um pesquisador ao New York Post.

Estudo mostra que mulheres dormem melhor ao lado de cachorros que de parceiros
reprodução shutterstock
Estudo mostra que mulheres dormem melhor ao lado de cachorros que de parceiros

A autora principal do estudo, Christy L. Hoffman, explicou em entrevista ao HuffPost que os resultados se devem ao fato dos tutores terem de passear com seus cães pelo menos uma vez ao dia, fazendo com que se adaptem a uma “rotina relativamente rigorosa ao acordar”.

Além disso, os humanos têm um estilo de sono muito mais parecido com os caninos do que com bichanos. E, no caso das mulheres, percebeu-se que elas têm dificuldades para se adaptarem à rotina dos parceiros. 

Leia também: Será que é bom dormir com o cachorro na sua cama?

Os sentimentos de conforto e segurança permanecem mesmo se o pet não dormir na cama. O que vale é estar no mesmo cômodo. Claro que algumas mulheres relataram que acordaram por causa de latidos, lambidas e patadas, mas num geral o sono se mostrou muito melhor ao lado de  cachorros

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!