Tamanho do texto

Um estudo realizado pelo Centro de Sono Mayo Clinic, no Arizona, mostrou que a presença do pet na cama proporciona um sono mais relaxado

Depois de um dia inteiro trabalhando e/ou estudando, tudo que você deseja é cair na cama e descansar. Uma boa noite de sono é o que todo mundo precisa para recuperar as energias e aguentar o dia seguinte. Mas, a verdade é que a noite fica bem melhor quando consegue dormir com o pet. 

Leia também: Por quanto tempo podemos deixar o cachorro sozinho?

Apesar de ser uma prática muito comum, ainda existem dúvidas sobre os benefícios e malefícios de dormir com o pet . Algumas pessoas acreditam que faz mal para a saúde, pois o bichinho libera pelos e espalha sujeira pela cama. Já outras não ligam para esses detalhes e preferem ter uma companhia durante o sono. 

Apesar de ser uma prática muito comum, ainda existem dúvidas sobre os benefícios e malefícios de dormir com o pet
reprodução shutterstock
Apesar de ser uma prática muito comum, ainda existem dúvidas sobre os benefícios e malefícios de dormir com o pet

Mesmo com tantas teorias envolta do tema, um estudo publicado pelo  Centro de Sono Mayo Clinic , no Arizona, Estados Unidos, comprovou que dormir com o peludo realmente faz bem. A pesquisa foi feita com um grupo de 150 pessoas. Desse total, 56% dividiram a cama com o animal de estimação e, 41% relataram se sentir melhor ao dormir acompanhado. 

Dentre os benefícios que a prática traz, o principal é o fortalecimento do vínculo entre dono e pet. O carinho sentido pelo bichinho ajuda o tutor a ter uma noite de sono regulada e mais relaxante. Como consequência, a pressão arterial é reduzida e o estresse e depressão são evitados. 

Leia também: Será que é bom dormir com o cachorro na sua cama?

Em relação às crianças, dormir com o cão ou gato tem ainda mais vantagens. Normalmente, os pequenos sentem medo do escuro ou da solidão durante a noite, por isso, ter a companhia do animal de estimação ajuda a reduzir esse sentimento. A presença do pet cria uma sensação de segurança, fazendo dele um porto seguro. 

Se pretende dormir com o pet, tome alguns cuidados prévios

A companhia do animal de estimação ajuda a reduzir o medo que as crianças sentem do escuro e da solidão a noite
reprodução shutterstock
A companhia do animal de estimação ajuda a reduzir o medo que as crianças sentem do escuro e da solidão a noite

Mesmo com todos os benefícios , é preciso tomar alguns cuidados se está disposto a dormir regularmente com o pet. Mantenha o bichinho sempre limpo, vermifugado e com as vacinas em dias. Isso é importante para evitar a proliferação de bactérias na cama. E claro, todas as vezes que o animal andar na rua ou quintal, higienize as patas antes de subir na cama.

Lembre-se de trocar a roupa de cama com frequência, especialmente se o pet solta muito pelo. Se, ao longo das noites, apresentar sintomas como espirros, obstrução nasal, coriza, lacrimejamento ou coceira no nariz ou garganta, suspenda as noites com o pet. É a presença dele que está atrapalhando seu sono. 

Leia também: Como acostumar o animal de estimação a dormir na cama comprada para ele 

Se você tem sono leve, saiba que dormir com o pet não é recomendado. Eles costumam se mexer e acordar em horários estranhos, interrompendo o seu descanso. Por último, mas não menos importante, leve o bichinho para fazer as necessidades antes de dormir. Assim não corre o risco de acordar com uma surpresa na cama. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.