A venda de cachorros ainda é muito forte porque as pessoas desejam ter uma raça específica. Os vira-latas acabam ficando de lado, assim como os pets de abrigos, já que os futuros donos preferem pagar a adotar. Entretanto, nem todo vendedor é confiável e ele pode acabar oferecendo um filhote falso, como aconteceu com uma mulher chinesa.
Leia também: Estudante cria site para reduzir o número de devoluções de cães adotados
Em julho de 2017, a Sra. Wang gastou 140 libras (cerca de 680 reais) numa loja de animais para ter seu sonhado cachorrinho da raça spitz japonês. Porém, ela começou a perceber algumas diferenças em seu filhote quando ele completou três meses de idade. O bichinho parou de comer comida de cachorro e só aceitava frutas e peito de frango.
Além disso, sua fisionomia também estava se alterando. A pelagem macia foi dando lugar a fios grossos, uma cauda bem comprida e peluda começou a aparecer e o focinho ficou mais pontudo. O animal não estava mais parecendo um cachorro. Até que Wang notou algo importante: ele nunca havia latido.
Mesmo com todas as evidências, ela ainda acreditava que o filhote era um cachorro. Até que um dia, passeando pelo parque, alguns frequentadores informaram que seu bichinho era na verdade uma raposa. A tutora contou a TV chinesa Shanxi Network que outros animais pareciam sentir medo do seu pet, por isso só o levava na coleira. Agora, sabendo da verdade, fazia sentido o pavor.
+ Cachorro de rua tem casa incendiada e fica decepcionado
Para ter certeza de que havia comprado uma raposa, Wang o levou ao zoológico Taiyuan e um especialista em prevenção de epidemias de animais no zoo o examinou. Ele confirmou que o suposto cachorro era mesmo uma raposa.
"Com base no tamanho, é uma raposa domesticada. Ele carrega um cheiro em seu corpo que pode ficar mais forte à medida que envelhece. Medindo 30 centímetros de comprimento, a raposa de pelo branco deverá crescer mais", informou o especialista.
A mulher decidiu enviar o animal para o zoológico para receber os nutrientes necessários e viver num ambiente mais apropriado. A raposa entrará em quarentena por um mês para os veterinários realizem todos os exames médicos. Depois de tudo, ganhará um local especial para morar.
+ Dona investe 35 mil reais por ano em mimos para sua cadela
A história de Wang é um alerta para todos os futuros donos que compram filhote em locais clandestinos. Certifique-se que o criador é confiável para não ser enganado também.