Identificando um cão feliz

Os cães são parte da família e, mais do que bem alimentados, os tutores querem que os peludos estejam também felizes. Para isso, é importante que saibam reconhecer os sinais que os pets dão.

Abanando a cauda

Embora a felicidade não seja o único motivo que leva a cauda de um cão a abanar, esse é o sinal mais reconhecível de que o animal está animado. É como um aceno do pet, para mostrar o que sente. Um cão muito empolgado não apenas balança a cauda, ele “se requebra” inteiro.

Expressão relaxada

Não é tão perceptível quanto a cauda balançando, mas um cão relaxado é um cão que se sente bem e feliz. Ele mostra um olhar tranquilo, com piscadas suaves, com a boca levemente aberta e orelhas tranquilas. É válido perceber linguagem corporal do cão.

Jamie Street/Unsplash

Se alimenta bem

A alimentação é um dos fatores mais básicos ao qual o tutor deve estar atento. A falta de apetite pode ser um sinal de que o animal está com algum problema de saúde ou mesmo triste por alguma razão. Um animal que se alimenta bem geralmente é porque está tudo bem com ele.

Dorme confortavelmente

Assim como o apetite, o sono é prejudicado quando existe algum problema. Quando o cão dorme tranquilamente pela noite e em algumas horas do dia, significa que ele está feliz e despreocupado.

Se diverte com brincadeiras

Um cachorro feliz e animado adora se divertir com os brinquedos e também quer que brinquem com ele. Realizar algumas atividades com o pet é uma forma de deixa-lo sempre mais feliz.

Não quer ficar sozinho

Os cachorros são animais bem sociáveis e amam ficar junto com as pessoas da família. Caso note que o animal está preferindo ficar em um canto sozinho, algo pode estar errado com ele, seja problema de saúde ou social.

Sempre atrás de carinho

Cachorros amam receber carinho e atenção, um cachorro que, ao chegar perto do tutor já logo arruma um jeito para receber aquela coçadinha na barriga ou atrás da orelha, é um pet que está se sentindo bem.

‘Conversa’ com o latido

Os cães não falam, mas sabem ser ouvidos. Um cachorro feliz late menos que um cachorro bravo, por exemplo, mas ele irá demonstrar um latido especialmente animado quando estiver empolgado com alguma situação, como ir passear.

Passear é sempre bom

Quando há uma rotina, o cão saberá quando chega a hora de ir passear e ele vai deixar todo mundo saber que ele está empolgado. Se ele ouvir o menor barulho que indica que o passeio vai acontecer, será difícil segurar a empolgação.

É curioso

Os animais de estimação são geralmente bem curiosos, vão cheirar tudo o que for minimamente diferente e amam explorar os ambientes. Um cão que não se sente disposto a farejar por onde passe, pode estar com algum problema.

Linguagem corporal canina

Quer saber mais sobre os sinais que o seu cachorro te passa?

Howie/Unsplash