Entenda o gato pela cauda

A cauda desempenha um papel importante na comunicação dos bichanos, a posição dela muda de acordo com o humor e com o que o pet está sentindo.

Doméstico x Selvagens

Uma curiosidade é que apenas gatos domésticos conseguem ficar com a cauda erguida por muito tempo, gatos selvagens não conseguem, isso se deve à estrutura do corpo desses animais.

Reprodução

Posição da cauda: vertical, mantida alta

Isso significa que o gato está se sentindo confiante e feliz. Hora perfeita para brincadeiras, carinho e alguns petiscos.

iStock

Enrolada na parte superior como um ponto de interrogação

Isso indica que o gato está amigável e aberto a receber carinhos, provavelmente ele já estará se esfregando pelas pernas do tutor.

Posição da cauda: direto para baixo

Isso significa que algo está deixando o gato agitado e pode ter um comportamento agressivo. O tutor deve tentar identificar o que está incomodando o pet e, enquanto isso, deixar o bichinho tranquilo no canto dele.

Posição da cauda: curvada abaixo do corpo

Isso significa que o gato está se sentindo nervoso ou submisso. O ideal é esperar que o pet se aproxime quando se sentir confortável, ou pode acabar se sentindo acuado.

Posição da cauda: estufada/arrepiada

Isso significa que o gato está se sentindo agitado, seja por estar assustado ou zangado. Provavelmente notou a presença de outro animal no território dele. O ideal é deixar que o gato se acalme.

Posição da cauda: chicoteando para frente e para trás

Isso significa que o gato está com medo, bravo ou agressivo. O recomendado é deixar o gato em paz e não tentar brincar nessa situação.

Posição da cauda: balançando lentamente e contraída

Isso significa que o gato está focado, provavelmente encontrou algum inseto ou objeto que deseja “caçar”. O ideal é deixar o gato seguir os interesses e pode ser até divertido observar o pet nessas horas.

Um pet equilibrado

A cauda do gato o ajuda a manter o equilíbrio e também serve de contrapeso para a andar em lugares altos e estreitos, além de fazer curvas fechadas sem cair.

Emre/Unsplash