8 fatos sobre o rabo dos cachorros

O rabo dos cães nos diz muito sobre eles. É por meio da cauda que eles nos mostram quando estão felizes, tensos, assustados e muitas outros sentimentos que, muitas vezes, nem passam pela mente das pessoas.

Um meio de comunicação

Uma das primeiras ideias que vem à mente quando se pensa em um cachorro é no rabinho abanando em sinal de felicidade. Mas, por meio deste, o cão pode transmitir também outros sentimentos, como indicar curiosidade, medo, agitação, timidez e até submissão. Tudo depende da forma em que a cauda do pet está posicionada.

O cão não abana o rabo quando está sozinho

Os rabos caninos são usados como um meio de comunicação, logo eles não “falam sozinhos”. Então, geralmente eles só abanam as caudas quando há alguém por perto com que eles querem se comunicar.

O rabo é uma extensão da coluna

Os rabos são compostos de vértebras como a espinha dorsal e eles contém de cinco a vinte vértebras que são maiores na base e ficam menores em direção à ponta. E como vértebras nas costas, os ossos da cauda são separados por discos moles que fornecem amortecimento e flexibilidade.

Fraturas na cauda

Podem acontecer fraturas na cauda que vão de simples até as mais graves, dependendo da parte em que acontecem. Se na ponta, ela pode se curar sozinha. Se mais próximo à base, os ossos quebrados podem envolver maiores danos aos nervos. De qualquer forma, uma lesão na cauda do cão deve ser tratada por um médico veterinário.

Cada um é único

Um cão de raça pura quando passa pelo processo de reconhecimento (CBKC ou AKC) a cauda é levada em consideração e cada uma tem uma aparência única. Algumas raças possuem cauda longa, outras curta ou, como o labrador, o rabo “lontra”, que são grossas na base e vão se afinando. Lembrando que a “cauda cortada” não é natural e é proibida no Brasil!

"Rabo feliz" pode causar fraturas

Um cão “feliz demais” pode ser também um problema. Mais comuns em cães de cauda magra, quando os cães abanam a cauda muito empolgados, eles podem se chocar contra objetos ou paredes, a pele da ponta pode acabar se desgastando e começar a sangrar. Para alguns cães esse problema pode ser tratado, mas em alguns casos pode levar à amputação.

Forma de equilíbrio e agilidade

Os cachorros conseguem dar voltas – circulares - rápidas enquanto correm, para alguns cães o rabo funciona como um contrapeso que os dá equilíbrio para tornar essas voltas mais rápidas. A cauda também auxilia os cães enquanto eles nadam, como uma espécie de leme.

Cães sem rabo

Alguns cães naturalmente não têm rabo, ou precisaram ter a cauda amputada por razões médicas. Mas isso não os impede de ter uma vida perfeitamente normal Mesmo sem a cauda, eles conseguem se comunicar de outras maneiras.