O universo dos tipos felinos é extremamente amplo, com diversas pelagens, cores, e comportamentos. Existem algumas raças de gatos que se destacam por características peculiares, e que acabam caindo no gosto dos tutores. Junto com médico veterinário Vitor Castro, da AmahVet Clínica Veterinária, que atua em comportamento felino, separamos as 7 mais exóticas .




Persa

Gato persa
reprodução shutterstock
Gato persa

É uma raça originária do Irã, antiga Pérsia, mas já existe no Brasil há bastante tempo. Possui pelagem longa, macia e densa. Tem uma natureza doce e gentil. É calmo e fácil de se conviver. Eles gostam de ser escovados e acariciados por crianças, mas é improvável que participem de jogos barulhentos com elas, por exemplo, pois também gostam do silêncio.

Persas são criaturas que apreciam rotina, e preferem ambientes calmos. Eles gostam da segurança de estar no chão e não costumam escalar muito. É uma ótima raça para se ter em casa. 

Maine coon

Gato maine coon
reprodução shutterstock
Gato maine coon

Considerado o maior gato doméstico, é originário dos Estados Unidos. Apesar de ser um gato altamente voltado para a convivência com pessoas, ele não é excessivamente dependente. O Maine Coon não pede atenção constantemente, mas prefere estar junto ao seu tutor, investigando qualquer atividade em que esteja envolvido.

Essa raça é conhecida por sua natureza doce e gentil. Geralmente se dá bem com crianças e cães, assim como com outros gatos. O Maine Coon não é conhecido por ser escalador, preferindo manter os pés no chão, assim como os persas.

Van turco

Gato van turco
Pixabay
Gato van turco

É um gato de pelagem média, originário da Turquia. É conhecido por ser uma das únicas raças de felinos que gosta de brincar com água. Leal, amoroso e carinhoso, o Van Turco é altamente inteligente e ativo. Eles precisam de muito exercício, isso pode acontecer na exploração do ambiente externo ou na diversão com brinquedos interativos.

Os Van Turcos não são recomendados para famílias com crianças muito pequenas, porque são intensos e muitas vezes ficam de pé quando desafiados. Além disso, tendem a brincar de maneira um tanto bruta.

Bengal

Gato bengal
Pixabay
Gato bengal

Bengals são originários dos Estados Unidos, do cruzamento seletivo entre gatos domésticos e o gato-leopardo asiático. Possuem a pelagem curta, e tem expectativa média de vida de 12 à 16 anos. Conhecidos como “pequenos leopardos”, são carinhosos e gostam de brincar, perseguir e escalar. Bengals são companheiros dedicados e pacientes com outros animais domésticos e crianças.

Além disso, os bengals são confiantes, curiosos, e bastante ativos. Portanto, necessitam de coisas para se exercitar e também interagir em harmonia com seus tutores.

Norueguês da floresta

Norueguês da floresta
Pixabay
Norueguês da floresta

Reza a lenda de que os ancestrais do Norueguês da Floresta eram os animais domésticos dos vikings noruegueses. É uma raça original da Noruega, de pelagem grossa e densa, porte médio grande, e expectativa média de vida 14 à 16 anos. É um gato resistente, robusto, atlético e, apesar do seu tamanho, é  gentil e carinhoso. O Norueguês da Floresta é também uma das poucas raças de gatos que gosta de água.

Eles têm temperamento estável, são autoconfiantes, amistosos e fáceis de lidar. É descontraído e calmo, mas também pode ser muito brincalhão. Os tutores deste gato o descrevem como amoroso e carinhoso. O caráter muito sociável, além de um gato paciente, faz dele um ótimo animal de estimação para crianças.

Don sphynx

Gato Sphynx
Reprodução
Gato Sphynx

Don Sphynxs são originários da Russia, possuem pelagem curta, e expectativa media de vida 12 à 15 anos. São ativos, extremamente amistosos, altamente inteligentes ,muito amorosos, leais e dedicados aos tutores. São bem humorados, gentis, além de cuidados com higiene e beleza de trato fáceis. Eles têm uma personalidade bem equilibrada, e gostam  brincar.

A raça Don sphynx tem quatro tipos de pelagem diferentes em várias cores. Esses tipos são conhecidos como Careca, Pele, Veludo e Escova. Esse felino carrega um gene dominante de queda de pelos que faz a pelagem de nascença cair caso tenha alguma.

Abissínio

Gato abissínio
Reprodução Pinterest
Gato abissínio

Abissínio, original da Etiopia, possui pelagem curta, e expectativa de vida 12 à 16 anos. Pode ser muito carinhoso, mas dentro de seus próprios termos – e quando estão de bom humor. Têm muito charme, mas podem ser muito travessos também.

O gato da raça Abissínio é brincalhão e ativo e se dá bem com um companheiro para brincadeiras. São muito ligados às pessoas e gostam de estar com elas . O Abissínio é social, cheio de energia, leal e relativamente vocal.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!