Há quem acredite que os gatos são todos iguais – e chegou a hora de acabar, de uma vez por todas, com esse mito. Existem diferentes raças de gatos que, assim como os cachorros, possuem pelagens, aparências e comportamentos diferentes.
Leia mais: De A a Z: os nomes para gatos mais legais
Algumas dessas raças de gatos estão mais presentes no território brasileiro. Fizemos um lista das 10 raças mais comuns e suas características para você conhecê-las e descobrir qual delas é a sua favorita. Confira.
Persa
Os gatos persas são muito famosos, são os verdadeiros ‘reis’, ou pelo menos é isso que a sua aparência tranquila e majestosa tenta nos passar.
Veja também: Conheça as 10 raças de gatos mais carinhosas
O gatinho, que é um dos preferidos das exposições de gatos do Brasil e em todo o mundo, tem a pelagem longa e bem macia. Seu focinho mais plano é o que lhe dá uma carinha de mal, facilmente esquecida quando percebemos a sua doçura ao deitar no colo do dono exclusivamente para receber carinho. Eles são muito carinhosos.
Siamês
O gato siamês tem uma aparência marcante e adorável com seus pelos bem clarinhos e extremidades (como rosto, patinhas, rabos e orelhas) escuras. Eles são independentes, altamente fiéis e muito tranquilos.
Himalaia
O gato himalaia é uma raça de gatos razoavelmente nova no Brasil e no mundo. Ele surgiu na década de 50, quando gatos persas e siameses foram cruzados. O resultado foi corpo peludo do persa e cores únicas do siamês.
Maine Coon
O Maine Coon, conhecido popularmente como ‘gato gigante’, tem como principal característica o fato de ser enorme. Um gato de médio porte da raça tem cerca de 12 a 14 kg.
Angorá
O Angorá é um gato turco de olhos claros (que podem ser de cores diferentes) e pêlos longos. A raça doméstica é uma das que mais se identifica com as crianças – é bem brincalhão e carinhoso.
Siberiano
Também entre as raças de gatos preferidas dos brasileiros estão os siberianos. Os majestosos têm o pelo longo, macio e bem grosso – o que se justifica pela origem russa, onde o frio é bem rigoroso. Carente, ele não gosta (e não deve) ficar sozinho longos períodos.
Sphynx
Os brasileiros que preferem as raças de gatos raras costumam ter em suas residências o felino sphynx. Totalmente sem pelagem e com as orelhas bem cumpridas, seu visual é bem diferenciado do que estamos acostumados. Sua aparência divide muitas opiniões.
Burmese
Já os burmeses são gatos que tem como principal característica as bochechas bem gordinhas e arredondadas. Ele está entre as raças de gatos mais inteligentes, além de ser também super brincalhão, carente e tranquilo.
Ragdoll
O ragdoll também é um gato de grande porte, e o mais interessante é que tanto a sua tonalidade como o peso são definidos com o passar dos anos. Eles são bem dependentes e dóceis, o que os tornam preferidos entre as raças de gatos para os brasileiros. A espécie também é nova: ela foi geneticamente criada nos anos 60, em território norte-americano.
British Shorthair
Leia mais: 20 curiosidades sobre gatos
Por ultimo na lista das raças de gatos mais presentes no Brasil, o britânico de pelo curtinho é também um dos preferidos internacionalmente e nas indústrias cinematográficas. Ele é bem gordinho, principalmente nas pernas, rosto e pescoço.