Muitas pessoas não são fãs de gatos porque acreditam que eles são frios, distantes e indiferentes. Na verdade, os felinos não são sem sentimentos, mas sim independentes. Eles sabem cuidar de si mesmos, não dependem de um dono e gostam de carinho no momento certo. São características bastantes comuns na maioria das raças de gatos.
+ Por que os gatos afofam com as patas? Entenda esse comportamento
No entanto, alguns felinos tem uma personalidade mais sentimental. A grande maioria é amável, mas em alguns pets isso sobressai. Pensando nisso, conheça as dez raças de gatos que são mais carinhosas. Para as pessoas que estão em busca de um felino que demonstre mais amor, essa é uma boa lista para ajudar a escolher a raça ideal.
1. Gato Persa
Além de carinhoso, essa é uma das raças mais conhecidas entre os amantes de gatos. Ele cativa as pessoas com sua personalidade fiel, companheira e tranquila. É perfeito para famílias calmas, que desejam um animal com uma personalidade compatível com o estilo de vida da casa. Além disso, sua vaidade também chama atenção. O Persa adora ser penteado e receber cuidados no pelo, por isso, irá adorar os donos que se dediquem a esse cuidado. Dando bastante atenção e carinho, a raça será bastante doce e carinhosa.
2. Siamês
Assim como o Persa, o Siamês também é uma das raças mais famosas. Ele é um excelente pet, perfeito para qualquer tipo de família. É inteligente, altamente sociável, e procura fazer parte das atividades diárias de seus donos. Gosta de miar bastante para chamar atenção e adora desfrutar da interação com adultos, crianças e cães. Ele também adora um bom afago e sabe ser amável com seus familiares. Uma característica que chama atenção é ficar esperando na porta pela pessoa que está chegando na casa.
3. Ragdoll
Ao contrário de muitas raças, o Ragdoll não é do tipo independente. Na verdade, ele é bastante manhoso e gosta atenção. É um gato afetuoso, relaxado, feliz, carinhoso, calmo, inteligente e se dá bem com crianças e outros animais, incluindo cães. Adora o colo dos proprietários, a ponto de não ser uma animal muito enérgico e brincalhão. Essa personalidade apegada lhe rendeu o nome Ragdoll, que significa boneca de pano.
4. Maine Coon
Não é uma raça muito popular no Brasil, mas sim no seu país de origem, os Estados Unidos. Costuma ter uma boa relação com qualquer pessoa da casa e outros animais. O Maine Coon não é dos mais dependentes, mas ele escolhe alguém dentro da casa para demonstrar todo seu amor. Uma característica que chama bastante atenção é seu gosto por água, bem peculiar no mundo dos felinos.
+ Veja porque Sochi é o gato mais sociável que irá conhecer hoje
5. Sagrado da Birmânia
É tranquilo, inteligente, brincalhão, companheiro e tem um ar misterioso. Adapta-se facilmente a qualquer ambiente, sendo perfeito, principalmente, para famílias com um estilo de vida mais tranquilo. O Birmanês adora carinho e miar é a forma de pedir isso. Se o dono responder ao seu chamado com rapidez, logo aprenderá que basta um simples ronronar para ter atenção. Pode viver sozinho, como único animal da casa, ou conviver com outros.
6. Havana Brown
Esse gato é gentil com o dono e a família. É tão carinhoso que até surpreende seu nível de dependência, pois ele precisa da atenção dos donos. O Havana é brincalhão mesmo depois de adulto e sociável até mesmo com estranhos. Gosta de ser estimulado e desafiado com jogos e brinquedos, então está sempre atrás de alguém na casa para distraí-lo.
7. Exotic Longhair
O Exotic Longhair talvez seja um dos mais carinhosos da lista. Ele não suporta ser deixado sozinho e necessita da presença do dono, chegando até a adorecer se for deixado muito tempo sozinho. Este felino tende a mostrar mais afeição e lealdade do que a maioria das raças de gatos de colo. Sua personalidade é calma, gentil, curiosa e enérgica. Apesar de ser afetuoso com os familiares, o felino é um pouco desconfiado em relação a estranhos.
8. Bombaim
O Bombaim não é muito conhecido, mas chama atenção pela inúmeras qualidade de companhia. Ele é muito amoroso, sociável e adora estar perto da família, inclusive outros animais. Demonstra um afeto bem grande pela sua família. Costuma receber com bastante entusiasmo as pessoas e passa a maior parte do tempo ao redor dos donos. É bastante dependente, não se adaptando muito bem à solidão. Ele é mais indicada para famílias que passem bastante tempo em casa.
9. Scottish Fold
O Scottish Fold é bastante dócil, calmo, amigável, simpático e de fácil adaptação. Adoram o contato com os donos, receber carinho e desenvolvem laços duradouros. Sua dependência é tão grande que é comum vê-lo seguindo as pessoas pela casa e passar a maior parte do tempo perto de alguém. Convivem bem com crianças e outros animais. São inteligentes, podem aprender truques e ser treinados para buscarem coisas.
10. American Shorthair
Algumas pessoas consideram esse felino com características de cão, pois ele se dá bem com todo mundo. É uma das raças mais adaptáveis a qualquer ambiente familiar, desde famílias com filhos até uma pessoa sozinha. O American Shorthair é bastante ativo e seu nível de independência não exige atenção constante dos donos como outras raças, mas ele adora um carinho e atenção.
Conheça 10 raças de gatos que não tem pavor de água
Independente das raças de gatos da lista, quase todos os pets podem ser carinhosos, sendo de raça ou não. Basta dar carinho e atenção, pois qualquer animal bem tratado sabe ser amoroso.