Quando o assunto é animal medroso , automaticamente lembramos do Scooby Doo ou do Coragem, o cão covarde. Esses personagens fizeram muitas crianças rirem pela falta de coragem diante das situações. Contudo, eles não são os únicos pets medrosos. Algumas raças de cachorro surpreendem os donos por causa da covardia.
Leia também: Cachorro medroso: os possíveis motivos e o que precisa ser feito
Bichinhos assim normalmente morrem de medo de tudo, seja de uma forte tempestade ou de uma simples bronca. Qualquer situação já os fazem correr para debaixo da cama e tremerem freneticamente. Quer saber se seu canino está entre os covardes? Confira uma lista com as raças de cachorro mais medrosas.
Raças de cachorro mais medrosas
5) Dálmatas
A raça estrela do filme infantil "101 Dálmatas" é bem companheira, alegre e divertida. Seu pelo cheio de pintinhas torna o animal belo e exótico, atraindo olhares de muitas pessoas. No entanto, é bastante medroso na presença de muitas pessoas, principalmente crianças. É preciso treiná-lo bastante para conviver entre humanos desconhecidos.
4) Shar-pei
Difícil resistir a esse cão cheio de dobrinhas, não é? Mesmo tendo um tamanho grande e um rosto um pouco intimidador, não está na lista dos mais corajosos. O Shar-pei foi originalmente criado para ser cão de guarda, por isso se tornaram muito desconfiados e medrosos, especialmente perto de estranhos. Uma forma de driblar essa característica é acostumá-lo a presença de outras pessoas desde filhote.
Leia também: 8 coisas que só quem tem um forte amor pelos cachorros faz
3) Chihuahua
Os Chihuahuas são famosos por sentirem medo na presença de raças maiores ou quando levam bronca. É bem comum encontrá-lo tremendo e arrepiado de pavor nessas situações. O tutor precisa ter bastante paciência na hora da socialização e evitar movimentos bruscos na presença dele. Só assim terão uma convivência tranquila e harmônica.
2) Galgo
Como os Galgos foram criados para correr tiveram pouco contato com pessoas e o ambiente doméstico, consequentemente cresceram tímidos e reservados, características difíceis de mudar. Essa insegurança pode ser driblada com paciência, confiança e socialização. Se puder, tenha mais de um cachorro, pois a raça se sente confortável entre seus semelhantes.
1) Whippet
Parente dos Galgos, os Whippets são extremamente sensíveis e sofrem bastante com barulhos e ameaças. Seu emocional pode ficar fragilizado se viver em um ambiente caótico ou se tratado com indiferença. Para que o pet se sinta confortável e seguro, basta oferecer um local calmo, muito carinho e socialização desde filhote.
Leia também: Você conhece as raças de cães que adoram fazer drama? Veja quais são
Não fique preocupado se você é dono de uma das raças de cachorro medrosas. Normalmente, esse comportamento vem da falta de socialização ou de traumas da infância. Com treinamento, amor e paciência é possível fazer o canino superar todos os seus medos.