A beleza é algo subjetivo e isso significa que algo bonito para você nem sempre será para o outro. O mesmo vale para os cachorros. Apesar de todos serem belos, independente da raça, tamanho ou características físicas, algumas pessoas consideram uns mais bonitos do que outros. Esse é um dos motivos que culminam para o surgimento dos concursos de beleza caninos.

Leia também: Pensando em se tornar um dog walker? Confira algumas dicas

Esses eventos buscam características específicas dos cães e as catalogam como belas. Contudo, as definições de "belo" nesses concursos de beleza caninos fazem parte de um padrão pré-determinado das raças, sendo nada mais do que uma definição institucional. Por mais que você ache seu pet bonito, se ele não estiver dentro das "normas" dificilmente será campeão. 

Os padrões para cada raça são determinados pela  Organização Canina Mundial (FCI) e tem como objetivo escolher o animal que mais se aproxima ao padrão de sua raça. É dessa forma que se chega ao consenso do cachorro mais bonito. 

O que é a FCI?

Se você tem a intenção de inscrever seu companheiro no concurso de beleza canino, é preciso ter em mente que o cachorro deve ser de raça e pertencer a algumas das reconhecidas pela FCI
reprodução shutterstock
Se você tem a intenção de inscrever seu companheiro no concurso de beleza canino, é preciso ter em mente que o cachorro deve ser de raça e pertencer a algumas das reconhecidas pela FCI

A função da FCI é catalogar e reconhecer todas as raças de cachorros existentes no mundo, assim como definir as características específicas de cada uma e seus modelos de criação. Consequentemente, é responsável por definir as regras paras os concursos de beleza.  Atualmente já avaliou 343 raças e a organização está presente em 84 países. 

Se você tem a intenção de inscrever seu companheiro em um desses eventos, é preciso ter em mente que o cachorro deve ser de raça e pertencer a algumas das reconhecidas pela FCI. Infelizmente, vira-latas não podem competir. 

Leia também: Concurso elege Buldogue Inglês como cão mais feio do mundo

O funcionamento dos concursos de beleza caninos

É preciso obter um certificado de aptidão ao campeonato de beleza canino. Esse comprovante reconhece que seu cachorro é um bom candidato para participar
reprodução shutterstock
É preciso obter um certificado de aptidão ao campeonato de beleza canino. Esse comprovante reconhece que seu cachorro é um bom candidato para participar

O grande objetivo dos concursos é qualificar, classificar e selecionar exemplares que tenham potencial para aprimorar a criação de cães. Também pretendem valorizar os animais que estejam esteticamente de acordo com os padrões pré-estabelecidos.

Durante o julgamento das raças, geralmente há três jurados diferentes. Os pets serão apresentados em uma pista e avaliados pelos especialistas. Eles serão analisados por raça, primeiro as fêmeas e depois os machos, e depois os mais jovens serão definidos por faxa etária. De 4 a 6 meses Classe Inicial, de 6 e 1 dia a 9 meses Classe Filhote e de 9 e 1 dia a 15 meses Classe Jovem.

Para os animais acima de 15 meses, serão separados por títulos conquistados. Classe Aberta para cães que ainda não obtiveram título de campeão, a Classe Campeonato compreende animais com título de campeão e concorrem ao título de grande campeão, e Classe Grande Campeonato para cães que já possuem o título de grande campeão.

Em todas essas categorias será definido um ganhador. O vencedor da classe Jovem disputará com os vencedores das demais classes (aberta, campeonato, grande campeonato) na condição de melhor da raça. O vencedor disputará posteriormente com os demais melhores de outras raças pertencentes ao mesmo grupo, na condição de campeão do grupo. As raças são divididas em 11 categorias. 

Os vencedores de grupo irão disputar o título de Melhor da Exposição. Desses serão selecionados os cinco melhores, determinados os primeiros colocados do evento. Por causa de tantas categoriais, os cães têm mais chances de ganhar, mesmo que não cheguem à avaliação final. 

As exposições podem ser Nacionais, Panamericanas e Internacionais. Os melhores de cada raça, macho e fêmea podem ainda receber CACPAB (Exposições Panamericanas) e CACIB (Exposição Internacional).

Regras para participar

Eduque bem seu companheiro e socialize de forma apropriada para evitar comportamentos que o coloque em desvantagem diante de outros participantes do concurso de beleza canino
Reprodução/ Shutterstock
Eduque bem seu companheiro e socialize de forma apropriada para evitar comportamentos que o coloque em desvantagem diante de outros participantes do concurso de beleza canino

Antes de se inscrever, é preciso ler o regulamento do concurso sobre alguns aspectos normativos, pois podem variar conforme o país. Mas, num geral, elas se mantem relativamente iguais e devem ser levadas em conta antes da inscrição. 

Leia também: Concurso reúne e premia as melhores fotos de cachorro de 2018

Primeiro, é preciso obter um certificado de aptidão ao campeonato de beleza. Esse comprovante reconhece que seu cachorro é um bom candidato para participar. Dependendo do país, há um número diferente de raças oficiais que são aceitas. Verifique antes se é o caso do seu pet. 

A documentação exigida depende, também, de país para país. É importante confirmar com antecedência para providenciar a tempo. Porém, geralmente é pedido a confirmação da raça pura do animal, exames de sangue e cartão de vacina atualizado. 

Por mais que seu pet esteja dentro dos padrões estéticos e morfológicos da raça, ele não irá vencer se for mal comportado e desobediente. A conduta do animal também é avaliada, algo que irá afetar no resultado final. Ele também deve ser sociável, para evitar problemas com outros os animais da competição e aumentar as chances de ganhar.

Os prêmios não são em dinheiro, mas sim em forma de títulos. Ou seja, o animal será reconhecido como o melhor e utilizado de padrão para outros da mesma raça. 

Dicas para quem deseja inscrever o pet

Os concursos de beleza caninos podem ser bem estressantes para animais iniciantes. Pensem bem antes de inscrever seu companheiro
Reprodução Facebook
Os concursos de beleza caninos podem ser bem estressantes para animais iniciantes. Pensem bem antes de inscrever seu companheiro

Antes de se inscrever, esteja a par de todas as regras do concurso. Leia o regulamento com atenção e veja se deseja participar ainda assim. Conheça bem as características definidas pela FCI para saber se seu cão cumpre com todas elas. Caso contrário, pode ser que o cachorro nem avance na competição. Mantenha a documentação do animal em ordem e sempre em mãos caso alguém peça. Não se esqueça de levá-la no dia do evento. 

Eduque bem seu companheiro e socialize de forma apropriada para evitar comportamentos que o coloque em desvantagem diante de outros participantes. Para saber se o pet reagirá bem ao ambiente, vá assistir a uma exposição sozinho. Observe o funcionamento, a duração e as pessoas. Você conhece seu bichinho e saberá dizer se ele consegue suportar a competição.

Leia também: Estudo comprova que os cães utilizam linguagem gestual para se comunicar

Os concursos de beleza caninos  podem ser bem estressantes para animais iniciantes. Pensem bem antes de inscrever seu companheiro. Você precisa transformar a exposição em um passeio que envolve a companhia mútua de vocês, que seja positiva e agradável.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!