Já é velha a discussão de se os cães conseguem ou não se comunicarem com os humanos. Quem é dono tem certeza que o pet o entende, por isso é comum vê-lo conversando com o peludo normalmente. Mas, graças ao estudo realizado pela Universidade de Salford, na Inglaterra, ficou comprovado que os pets se comunicam através da linguagem gestual.

Leia também: Como melhorar a comunicação com o animal de estimação

Para a realização da pesquisa, os cientistas ingleses pediram para 37 tutores filmarem seus bichinhos de estimação durante um tempo. As imagens analisadas mostraram fortes evidências de que eles usam a linguagem gestual para se comunicarem com seus humanos.

Estudou comprovou que os cães conseguem se comunicar com os donos utilizando linguagem gestual
reprodução shutterstock
Estudou comprovou que os cães conseguem se comunicar com os donos utilizando linguagem gestual


Para quem já é dono isso não é nenhuma surpresa, afinal, basta prestar atenção no canino para saber que está pedindo algo. O estudo da universidade só confirmou as intenções do pet. Comprovou-se que os gestos realizados não são aleatórios e por trás há o desejo de ser entendido pelo companheiro humano.

Leia também: Projeto de adoção coloca cães para prever resultados dos jogos da Copa

O pedido por comida é, naturalmente, o mais popular. Brincadeiras e passear também estão na lista de maiores desejos dos cães. Eles utilizam várias táticas para pedir o que querem, sendo algumas mais sutis e outras nem tanto. Num geral, rolar, levantar as patas, pular em cima dos tutores são os mais tradicionais. 

Os cães utilizam gestos para pediram o que querem, como comida, passeio e brincadeiras
reprodução shutterstock
Os cães utilizam gestos para pediram o que querem, como comida, passeio e brincadeiras

O estudo, publicado na revista Animal Cognition, descobriu também que os determinados peludos gesticulam de modos diferentes para pedir a mesma coisa. Além disso, chegaram à conclusão de que a "virada de cabeça", tão comum entre os cães, significa que são potencialmente adeptos da comunicação referencial. 

Leia também: Funcionários de empresa que adotarem um pet ganham direito a licença-parental

Em resumo, os cientistas perceberam que a capacidade de se comunicar dos pets é bem mais avançada do que esperavam. Então, não fique mais com vergonha de conversar com seu melhor amigo. Lembre-se que ele estará te entendendo e ainda irá responder usando a linguagem gestual .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!