Já é velha a discussão de se os cães conseguem ou não se comunicarem com os humanos. Quem é dono tem certeza que o pet o entende, por isso é comum vê-lo conversando com o peludo normalmente. Mas, graças ao estudo realizado pela Universidade de Salford, na Inglaterra, ficou comprovado que os pets se comunicam através da linguagem gestual.
Leia também: Como melhorar a comunicação com o animal de estimação
Para a realização da pesquisa, os cientistas ingleses pediram para 37 tutores filmarem seus bichinhos de estimação durante um tempo. As imagens analisadas mostraram fortes evidências de que eles usam a linguagem gestual para se comunicarem com seus humanos.
Para quem já é dono isso não é nenhuma surpresa, afinal, basta prestar atenção no canino para saber que está pedindo algo. O estudo da universidade só confirmou as intenções do pet. Comprovou-se que os gestos realizados não são aleatórios e por trás há o desejo de ser entendido pelo companheiro humano.
Leia também: Projeto de adoção coloca cães para prever resultados dos jogos da Copa
O pedido por comida é, naturalmente, o mais popular. Brincadeiras e passear também estão na lista de maiores desejos dos cães. Eles utilizam várias táticas para pedir o que querem, sendo algumas mais sutis e outras nem tanto. Num geral, rolar, levantar as patas, pular em cima dos tutores são os mais tradicionais.
O estudo, publicado na revista Animal Cognition, descobriu também que os determinados peludos gesticulam de modos diferentes para pedir a mesma coisa. Além disso, chegaram à conclusão de que a "virada de cabeça", tão comum entre os cães, significa que são potencialmente adeptos da comunicação referencial.
Leia também: Funcionários de empresa que adotarem um pet ganham direito a licença-parental
Em resumo, os cientistas perceberam que a capacidade de se comunicar dos pets é bem mais avançada do que esperavam. Então, não fique mais com vergonha de conversar com seu melhor amigo. Lembre-se que ele estará te entendendo e ainda irá responder usando a linguagem gestual .