Escolher um animal de estimação pode dar certo trabalho. Existem diversos tipos dentre os domésticos para escolher, como peixes, cães, gatos, hamsters, entre outros. No caso dos amantes da aves, a dificuldade de escolha não diminui. Há várias espécies de pássaros que podem viver em casa.

Mais:  Quantos anos vive um papagaio e as principais características

Eles são companheiros, amigos e podem ser ótimo animais para ter no lar, só precisa escolher qual das  espécies de pássaros mais combina com você. Pode ser um periquito, um canário ou até uma cacatua, tudo irá depender das suas condições.

Saiba que algumas aves são probidas de criar em casa. Algumas espécies precisam de permissão do IBAMA - órgão responsável por fiscalizar todo processo de compra e doação - para criar em cativeiro, como é o caso dos papagaios e araras. Os periquitos, canários e calopsitas não precisam de aprovação, pois são propriamente domésticos.

De qualquer forma, fique atento ao local onde está comprando o pássaro, pois o criadouro pode não ser legal. Encontre um local conhecido e onde o bichinho seja bem tratado. Não contribua para o tráfico ilegal de animais silvestres. 

Caso a escolha do bicho de estimação seja mesmo uma ave, iremos ajudar a escolher a ideal. Então, conheça as cinco melhores espéscies pássaros para ter em casa.

#1 Papagaio

O papagaio é uma ótima opção para ter em casa
Reprodução
O papagaio é uma ótima opção para ter em casa

No Brasil, a espécie mais famosas é o  Papagaio Verdadeiro. Quem quer uma ave para se divertir ela é uma ótima opção. Esta ave é brincalhona e cheia de energia, gosta de subir em poleiros, na grade da gaiola e não para quieta. Inteligente, consegue aprender a repetir algumas palavras. Pode viver até 80 anos. 

Saiba mais:  Calopsita: todas as características da ave e os cuidados necessários

#2 Periquito

O periquito é uma ave fácil de cuidar e indicada para viver em cativeiro
Reprodução/ Shutterstock
O periquito é uma ave fácil de cuidar e indicada para viver em cativeiro

Dentre as diferentes espécies da periquitos, o mais conhecido é o australiano. Eles são famosos nas casas por serem pequenos e fáceis de cuidar. É sociável, curioso, caloroso e gosta de companhia. Tem uma relação ótima com crianças e adora brincadeiras. O periquito é uma ave simples, mas cheia de amor. 

#3 Canário Belga

O canário belga é conhecido pela sua linda voz
Reprodução Pinterest
O canário belga é conhecido pela sua linda voz

O que mais chama atenção nessa ave é seu canto. Ela é perfeita quem adora ouvir os pássaros. O  Canário Belga consegue se adaptar a diferentes ambientes, desde grandes aviários ao ar livre até gaiolas dentro de casa. Também é resistente a diferentes temperaturas. Não necessita de muita atenção e não sente falta de brincadeiras. Esta ave adora a companhia de seres humanos e costuma cantar para recebê-los. 

#4 Calopsita

A calopsita é uma ave do mesmo gênero dos papagaios e araras
Reprodução
A calopsita é uma ave do mesmo gênero dos papagaios e araras

Calopsita é bastante dócil e calma, seja com outras aves ou mesmo com seres humanos. É uma ótima companheiro para grandes famílias ou então moradores sozinhos. Não tem problema para ser domesticas e quando jovem raramente bica. Costuma reconhecer bem as pessoas e é particularmente fiel de quem cuida e treina. Tem um bom relacionamento com crianças. 

Mais:  Saiba como escolher a gaiola ideal para seu periquito

#5 Cacatua

A cacatua é uma das aves que é possível ter em casa
Reprodução
A cacatua é uma das aves que é possível ter em casa

O que mais chama atenção nessa ave é a sua beleza particular. Existem cerca de vinte espécies diferentes, todas com características próprias, sendo as mais populares a branca e a de crista amarela. A Cacatua  costuma vocalizar bem alto para chamar atenção, é inteligente e pode ser adestrada facilmente. Também sabe ser carinhosa, mas se irritar facilmente. No geral pode viver até 80 anos.

Veja também:  Periquito: principais cuidados e como criar em casa

Analise bem as características das espécies de pássaros antes de adquiri um. Você precisa estar apto para suprir as necessidade da ave e conseguir criá-la. É importante garantir um bom lar para qualquer animal de estimação. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!